Tempo quente: dermatologista alerta para infeções fúngicas nas unhas
Tem tendência para ter infeções fúngicas nas unhas? Apesar de indolores, têm muito mau aspeto, sendo que o risco de contrair uma infeção aumenta com a exposição do pé nas estações quentes. Veja estas dicas dos dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia para as prevenir.
Embora as infeções fúngicas nas unhas sejam geralmente indolores, a condição pode ter um aspeto bem feio. São mais comuns nas unhas dos pés do que nas unhas das mãos e os sintomas são evidentes: unhas amarelas ou castanhas, unhas que se levantam, dividem ou que se desfazem.
Se não tiver tratamento adequando, dizem os dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia que o fungo na unha pode piorar e tornar doloroso o uso de calçado.
«As infeções fúngicas das unhas são comuns e tendem a acontecer devido a questões hereditárias, embora nem todos sejam suscetíveis», esclarece o o dermatologista Joshua Zeichner, professor assistente de dermatologia na Escola de Medicina Icahn do Mount Sinai, em Nova Iorque, EUA.
«Uma vez que as infeções fúngicas nas unhas são contagiosas, é importante tomar precauções para reduzir o risco de contrair uma infeção», algo que vê o risco aumentado com a exposição do pé na primvaera e verão, além de em piscinas, saunas e banhos turcos, ao longo de todo o ano.
«É melhor prevenir do que tratar», afirma Zeichner. «No entanto, se notar um problema com as suas unhas, consulte um dermatologista certificado imediatamente. Um fungo na unha pode levar até um ano para limpar, por isso, é importante começar o tratamento logo que seja diagnosticado».
Veja algumas dicas para prevenir este tipo de infeções fúngicas, segundo Joshua Zeicher, na galeria acima.
VEJA TAMBÉM:
PASSOS A TER EM CONTA NA HORA DE CUIDAR DAS MÃOS E UNHAS
UNHA ENCRAVADA: O CORTE E O CALÇADO CERTOS PARA A PREVENIR
ONICOFAGIA: OS INCONVENIENTES DE ROER AS UNHAS