Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Depressão gera falta de sintonia entre mães e filhos

Depressão gera falta de sintonia entre mães e filhos

A ciência veio agora mostrar que as mães deprimidas não conseguem manter uma sintonia fisiologica com os seus filhos.

Pinterest Google+

Mães que apresentem um historial de depressão não estão fisiologicamente em sintonia com os seus filhos, de acordo com um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Binghamton, Inglaterra.

 

Veja a galeria: Sintomas de depressão 

 

«Quando as pessoas interagem, por vezes sentem como se estivessem em sintonia com o outro, e sabe que esta interação está a correr muito bem e estão a apreciar a conversa. Nós estamos a tentar descobrir, ao nível do corpo, em termos da sua fisiologia, se existe essa sintonia entre mães e filhos e qual o impacto que tem uma depressão nessa sincronia», explica Brandon Gibb, professor de psicologia na Universidade de Binghamton, em declarações ao ‘Journal of Child Psychology and Psychiatry’.

 

Os investigadores mediram a variabilidade da frequência cardíaca, uma medida fisiológica de compromisso social, em crianças com idades etnre os 7-11 anos e as suas mães (44 com uma história de depressão, 50 sem histórico de depressão), em momentos de discussões positivas e negativas.

 

Veja a galeria: Comece hoje a ser feliz

 

Na primeira discussão, o par mãe-filho planeava umas férias de sonho em conjunto, na segunda discussão, os pares abordaram um tema recente de conflito entre eles (trabalhos de casa, ver TV ou utilizar o computador, etc). Enquanto as mães sem histórias de depressão exibiram uma sintonia fisiológica (aumentos semelhantes ou diminuições na variabilidade da frequência cardíaca), como os seus filhos durante uma discussão negativa, as mães com historial de depressão não estavam em sintonia com os seus filhos. Além disso, as crianças e as mães que estavam tristes estavam mais propensas a essa falta de sintonia.

Artigo anterior

Carla Rocha: «A experiência mostrou-me que tudo é possível»

Próximo artigo

Rihanna paga cursos universitários