Depois do trabalho, relaxe ou quem sofre é a sua saúde
Quando as pessoas saem do trabalho e levam as frustrações e cansaço de um dia intenso para casa, estão a impedir o seu corpo de relaxar e descontrair, fazendo aumentar as probabilidades de sofrer de insónias e outras doenças. Um novo estudo vem reforçar a necessidade de uma quebra para relaxar e voltar a carregar baterias.
Depois de um dia de muita agitação, o ideal para ter uma noite tranquila é optar por fazer atividades divertidas e relaxantes. Quem o diz é a Associação Americana de Psicologia, citada pelo portal de notícias científicas ‘Science Daily’.
De acordo com a autora do novo estudo ‘Incivilidade no local de trabalho e o sono dos funcionários’, Caitlin Demsky, «a qualidade do sono é crucial, porque desempenha um papel muito importante na performance dos trabalhadores e na forma como se comportam no seu local de trabalho. No mundo profissional competitivo e de ritmo acelerado em que vivemos, é de extrema importância que os trabalhadores estejam bem para serem bem-sucedidos. Uma boa noite de sono é o elemento-chave para que isso aconteça».
VEJA TAMBÉM: EIS PORQUE O STRESS PÕE AS PESSOAS DOENTES
A investigação da Universidade de Oakland, nos EUA, esclarece que «experienciar comportamentos negativos no trabalho, como ser julgado ou abusado verbalmente [através de insultos ou comportamentos que baixem a autoestima], está proporcionalmente ligado ao aparecimento de sintomas de insónia» e vários outros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial e fadiga.
De forma a combater todos esses problemas, a investigadora e autora do estudo publicado no ‘Journal of Occupational Health Psychology’ aconselha os gerentes a afirmarem-se como ‘modelos a seguir’ perante os seus funcionários, não enviando, por exemplo, mensagens relacionadas com o trabalho fora do horário de expediente.
Também lhes foi sugerido que incentivassem os trabalhadores a frequentar programas destinados à redução do negativismo e mau ambiente no local de trabalho. “Civismo, respeito e sentido de compromisso no trabalho” da Veterans Health Administration é um desses projetos, cujo objetivo é promover a comunicação positiva e cordial entre os colegas de trabalho.
VEJA TAMBÉM: MUNA-SE DE ALIMENTOS QUE COMBATEM O STRESS
Para a realização deste estudo, os investigadores contaram com a participação de 699 funcionários do Serviço Florestal dos EUA. Foi-lhes solicitado que avaliassem o comportamento dos colegas no local de trabalho, que indicassem qual a frequência com que tinham pensamentos negativos sobre a sua atividade profissional, a sua capacidade de se ‘desligar’ do trabalho e relaxar e, por último, foi-lhes questionado se tinham insónias regularmente.
Mas não foram estes os únicos fatores a colocar na equação. Também outros foram avaliados, entre os quais se pode destacar o número de descendentes menores de 18 anos, as horas trabalhadas por semana e a frequência de ingestão de bebidas alcoólicas, que, de acordo com estudos anteriormente realizados, é outro elemento que influencia negativamente a qualidade do sono.
Está a passar muitos serões no escritório e passa os jantares de família a responder a emails? Pode estar viciado no seu trabalho. Confira na galeria acima se necessita de por um travão ao trabalho continuado.