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Deixar de fumar: estratégias para conseguir manter a decisão

A Escola Médica Rutgers Robert Wood Johnson, nos EUA, que agrega um programa de dependência de tabaco, revela dez estratégias para se ser bem-sucedido na decisão de deixar de fumar. Veja de seguida.

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A interrupção do consumo de tabaco diminui drasticamente o risco de doença e morte prematura, e muitas vezes resulta em melhorias imediatas na saúde. No entanto, deixar de fumar pode ser um processo difícil de fazer.

 

Muitas vezes quebrado, o objetivo ganha mais força se traçado com determinação numa época de viragens, como é um aniversário ou na passagem de ano, revela a Escola Médica Rutgers Robert Wood Johnson, nos EUA, que coordena um programa de dependência de tabaco.

 

Michael Steinberg, professor de medicina e diretor do programa de cessação tabágica desta escola, recomenda estratégias baseadas em pesquisas extensas sobre dependência do tabaco e cessação do tabagismo.

 

A lista é projetada para os fumadores e para aqueles que os apoiam na sua decisão de deixar de fumar, fornecendo orientação para manter a resolução de Ano Novo. Esta é uma lista para ter à mão durante todo o processo. Veja de seguida ou na galeria acima.

 

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Estratégias:

Determine o porquê – Pergunte a si mesmo porque quer deixar de fumar e continue a lembrar-se desta razão.

 

Prepare-se – Perca tempo a preparar um ambiente sem fumo. Limpe o seu carro e a sua casa e remova produtos de tabaco que estejam à sua volta.

 

Procure ajuda – Há muitos recursos para ser bem-sucedido. Procure o mais adequado a si.

 

Planeie um estilo de vida saudável – Comer melhor, ser mais ativo e dormir o suficiente são componentes para uma saída bem-sucedida.

 

Desenvolva estratégias alternativas de combate ao stress – Os cigarros são uma das formas de lidar com o stress. Escolha outra.

 

Cuidado com a cafeína – Fumar pode afetar o metabolismo de outros produtos químicos. Considere reduzir a ingestão de cafeína quando parar de fumar ou poderá sentir nervosismo ou ansiedade.

 

Conheça os seus despoletadores – Faça uma lista do que o faz querer fumar e evite essas situações. Desenvolva comportamentos alternativos e fique longe de situações difíceis o melhor que conseguir.

 

Faça uma abordagem abrangente – obtenha apoio especializado para recorrer a medicamentos, se necessário, que ajudam a lidar com o impulso. Peça também ajuda para a mudança de comportamento e obtenha um bom suporte social.

 

Não desista – O segredo é não abandonar a tentativa de alcançar o seu objetivo.

 

 

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