Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»DECO estende atendimento a consumidores surdos com serviço de serviço de vídeo-interpretação

DECO estende atendimento a consumidores surdos com serviço de serviço de vídeo-interpretação

A Organização de Defesa do Consumidor abre agora um canal privilegiado de comunicação para a comunidade surda. O serviço de vídeo-interpretação utiliza um telefone 3G/4G ou outro dispositivo online através do portaldocidadaosurdo.pt.

Pinterest Google+
PUB

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou uma parceria digital que permite o atendimento a consumidores surdos ou com alguma deficiência auditiva. Com este novo serviço, a comunidade vai poder tirar dúvidas e conhecer os seus direitos enquanto consumidores, e formalizar queixas sobre produtos e serviços que se enquadrem como relações de consumo.

 

Embora o acesso ao atendimento possa ser realizado por e-mail, a parceria com a Serviin irá permitir à organização um contacto mais próximo com os seus subscritores – um novo canal que será utilizado pela organização para a defesa dos direitos dos consumidores surdos em Portugal.

 

Segundo Rita Rodrigues, responsável pelas Relações Institucionais da DECO PROTESTE, este novo canal permite «acompanhar uma comunidade de 120 mil pessoas surdas e de 530 mil com qualquer tipo de deficiência auditiva, dando acesso a uma diversidade de apoios prestados por profissionais qualificados».

 

Rita Rodrigues afirma ainda que «esta plataforma tem como objetivo promover a tomada de decisões mais informadas num momento em que atravessamos uma fase caracterizada por muitas dúvidas e incertezas no que diz respeito á proteção dos direitos dos consumidores. O simples facto de podermos de forma direta e no momento esclarecer uma questão, por exemplo relacionada com um apoio social, pode fazer toda a diferença».

 

O Serviin é o serviço de vídeo-interpretação que utiliza um telefone 3G/4G, ou outro dispositivo online através do portaldocidadaosurdo.pt. O atendimento é prestado por intérpretes licenciadas(os) em Língua Gestual Portuguesa e com experiência profissional em diferentes instituições. Os intérpretes fazem o atendimento ao consumidor por vídeo chamada, contactam a DECO PROTESTE e intercalam a comunicação entre a pessoa e a organização de defesa do consumidor.

 

O novo serviço de atendimento funcionará todos os dias úteis, entre as 9 e as 18h e será exclusivo para subscritores da organização.

 

Artigo anterior

O perigo e a vantagem de rotular e pressupor

Próximo artigo

Os benefícios do chocolate (ou como arranjar desculpas nesta Páscoa)