Home»VIDA»CARREIRA»De contabilista a chef? Os sete passos para mudar de profissão

De contabilista a chef? Os sete passos para mudar de profissão

Mudar de carreira profissional é o objetivo para muitos, que já não se reveem na área em que estão a trabalhar. Se é o seu caso, é hora de começar a planear os próximos passos, para se iniciar numa nova vida e com novos horizontes.

Pinterest Google+
PUB

Primeiro, descreva em detalhe exatamente em que posição/função gostaria de trabalhar. Ter uma ideia muito clara dos objetivos ajudá-lo-á a não dar passos falsos.

 

Depois, analise quais são os requisitos para começar no novo setor de interesse e comece a treinar nas áreas necessárias. Pesquise cursos, escolas, formações (presenciais ou online), conferências ou eventos. A oferta de recursos disponíveis para formação, é hoje mais ampla do que nunca. Use a internet, redes sociais, bibliotecas, organizações ou instituições para descobrir maneiras diferentes de abordar os seus objetivos.

 

Comece a ganhar experiência. Seja como um colaborador casual, praticante ou simplesmente voluntário. Encontre uma maneira de começar a criar experiência no seu novo campo de interesse. Entre em contato com empresas ou instituições relacionadas ao seu novo objetivo para descobrir como fazê-lo.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ NÃO SUPORTA O SEU COLEGA? COMO CONVIVER NUM OPEN SPACE

 

Fortaleça a sua rede de contatos: agora deve incluir contatos vinculados aos seus novos objetivos profissionais. Lembre-se de procurar empresas e organizações, mas também profissionais do seu novo setor de interesse que possam ajudá-lo nessa mudança.

 

Participe em fóruns, participe em eventos de networking e comece a estabelecer relações com aqueles que partilham os seus novos interesses.

pessoa no computador

Transforme o seu currículo e o seu perfil: comece a adaptar as suas cartas de apresentação, currículos e perfis online ao seu novo objetivo profissional. É hora de descobrir as habilidades transferíveis e reformular as palavras-chave no seu perfil.

 

Contacte as empresas mais relevantes do novo setor que lhe interessa: depois de começar a mudar e apostar num novo curso vai ganhar as ferramentas necessárias para começar a trabalhar no setor. É hora de entrar em contato com empresas que representam um target e oferecer o seu conhecimento e experiência. A auto-candidatura é uma ferramenta ideal para isso.

 

Aprenda a comunicar com eficácia com as empresas e obter o primeiro passo final em direção ao seu novo setor de interesse. Fonte: Adecco

 

Artigo anterior

Perdas de urina não são normais… peça ajuda!

Próximo artigo

Como, quando e quanto alongar?