Home»VIDA»CARREIRA»Dayana Belgoderi, a amante de café que é também a melhor barista de Portugal

Dayana Belgoderi, a amante de café que é também a melhor barista de Portugal

A atual campeã do Barista Open, Dayana Belgoderi, prepara-se para entregar o troféu na edição deste ano. A MOOD foi entrevistar a profissional para saber mais sobre o seu percurso, sobre o seu fascínio pelo café e para perceber como deve ser saboreado esta bebida milenar.

Pinterest Google+

E qual a sua bebida preferida?

Depende do horário e do momento, mas sou fanática por cafeteiras de filtro, a minha preferida é a Chemex, onde podemos obter uma chávena limpa e aromática. Mas, também sou amante de um bom café expresso.

 

Se não fosse barista, qual seria a profissão que teria escolhido?

Seguramente estaria ligada ao turismo e à hotelaria, dando formações na área hoteleira. Penso que é importante transmitir os conhecimentos que adquirimos às próximas gerações.

 

VEJA TAMBÉM: OS VÁRIOS TIPOS DE CAFÉ: DO EXPRESSO AO MACCHIATO

 

Ter ganhado a edição do ano anterior alterou a sua vida? Teve novas propostas de empregos, mais visibilidade?

Sim, cada campeonato enriquece o nosso currículo e abre muitas portas. O Barista Open 2017 foi um grande impulso para mim a nível profissional, ajudou-me a conhecer este mundo em Portugal e, sim, claro que me deu muita visibilidade. Não estaríamos a fazer esta entrevista se não fosse pelo campeonato.

 

Consegue enumerar-me algumas dicas para saborear bem o café?

Tentar beber o café sem açúcar. Se o café for de qualidade e tiver sido extraído não há necessidade de colocar açúcar. O açúcar apenas disfarça o verdadeiro sabor do café. Beber água antes de tomar o café também ajuda, já que limpa o nosso paladar e nos faz apreciar verdadeiramente o seu sabor.

 

Artigo anterior

OMS lança a primeira Lista de Diagnósticos Essenciais no mundo

Próximo artigo

Karl Lagerfeld para Paris para lançar linha de cosmética