Home»FOTOS»Das palhinhas de vidro ao bioplástico: a sustentabilidade conquista o mundo das promoções

Das palhinhas de vidro ao bioplástico: a sustentabilidade conquista o mundo das promoções

Alternativas ao plástico, produtos biológicos e a promoção do natural são características que estiveram presentes na PSI 2019, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha, e que reflete as tendências atuais de consumo. E nós estivemos lá.

Pinterest Google+

Canecas em fibra de bambu ou feitas de caroços de azeitona, palhinhas de vidro e de metal, múltiplos recipientes em bioplástico degradável, malas em papel lavável (chamado de pele vegan), porta-chaves feitos de açúcar de cana, e muitas opções criadas a partir de material reciclado.  A PSI 2019, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções – sejam elas turísticas, empresariais ou institucionais -, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha, mostrou mais do que nunca que a sustentabilidade é a palavra de ordem de hoje em dia.

 

Promover e associar-se à sustentabilidade do planeta é um conceito que chegou para ficar. Atravessa já várias áreas da sociedade e vai cada vez mais influenciando o comportamento dos consumidores. E as empresas respondem, de forma criativa, com inúmeras opções viáveis, biodegradáveis e alternativas ao plástico. Para além das soluções já indicadas acima, encontrámos também cadernos feitos com restos de maça, plasticinas vegan que se podem comer e material escolar feito com sementes de papoila, mostrando que a sustentabilidade se deve incutir desde pequeno.

 

VEJA TAMBÉM: INVESTIGAÇÃO PORTUGUESA DESCOBRE BACTÉRIAS QUE AJUDAM A UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

 

Percorrendo as centenas de expositores dispersos por cinco pavilhões, nota-se um claro aumento de produtos amigos do ambiente relativamente ao ano passado, sobretudo alternativas em produtos que tipicamente são feitos em plástico. «Os tópicos de sustentabilidade, distâncias curtas e ‘Made in Germany’, no nosso caso, são tendências atuais do mercado. O facto de termos abordado isso no nosso stand foi muito bem recebido», comenta Marcus Sperber, diretor administrativo da empresa alemã Elasto, presente na feira.

 

São também muito mais os expositores que oferecem a versão ecológica dos seus produtos. É a esta mensagem limpa e ecológica que as empresas se querem associar. «Atualmente, os produtos promocionais são produtos sustentáveis e de alta qualidade, bem como aqueles que mesclam os mundos digital e analógico», explica Michael Freter, diretor-geral da PSI.

 

O último barómetro da PSI ressalta que mais de 90 por cento dos fornecedores possuem produtos certificados nas suas ofertas. E em mais de metade dos fornecedores e distribuidores esta percentagem já chega a 30% da sua oferta.

 

VEJA TAMBÉM: PORTUGUESES OCUPAM 2º LUGAR NO RANKING EUROPEU DAS PREOCUPAÇÕES COM O OCEANO

 

A própria feira PSI quer alavancar esta tendência da sustentabilidade, ao ter-se tornado na primeira exibição do género a nível mundial a eliminar os copos de plásticos dos seus corredores de expositores em 2018. O mesmo se verificou este ano. Para beber café, chá ou água, os visitantes desta feira fazem-no em copos de porcelana, que são depois devolvidos, evitando o desperdício de milhares de copos de plástico, inimigos da sustentabilidade.

 

De 8 a 10 de janeiro, a PSI 2019 acolheu 1084 expositores que mostraram as suas novidades aos 17602 visitantes de 81 países. A edição e 2020 já está marcada para 7 a 9 de janeiro. Veja agora algumas imagens da feira de 2019 na galeria acima.

 

 

Artigo anterior

Casa fria: formas de se aquecer sem gastar energia

Próximo artigo

Iate de James Bond vendido por 8,5 milhões de euros