Home»GLAMOUR»BELEZA»Cuidados de beleza pós-férias para recuperar das agressões do verão

Cuidados de beleza pós-férias para recuperar das agressões do verão

O sol, o vento e a água salgada agridem a nossa pele e cabelo. Saiba que cuidados ter no regresso das férias, para recuperar a saúde da sua pele e vitalidade do cabelo.

Pinterest Google+
PUB

A pele do rosto é uma das partes do corpo mais afetadas nos meses de verão. O sol, o calor, o cloro, o sal do mar e a maquilhagem massacram a nossa pele diariamente, mesmo quando tentamos ter cuidado. O resultado final desta combinação é uma possível desidratação da pele facial. Para recuperar, faça um spa caseiro com limpeza, esfoliação e muita hidratação.

 

Escolha produtos de rosto com ph neutro ou para peles sensíveis, pois a sua pele está mais fragilizada durante esta época. Mesmo que, habitualmente, use produtos adstrigentes para peles oleosas, mude durante um ou dois meses. Não SE esqueça de fazer máscaraS de hidratação. Se possível, recorra a um profissional.

 

Faça-se acompanhar do hidratante de rosto todo o dia e reforce a hidratação pelo menos a meio do dia. Se está num ambiente fechado, com ar condicionado, tente hidratar a pele mais fresquentemente. É importante hidratar a pele do rosto de manhã e de noite para restaurar a elasticidade e suavidade.

 

VEJA TAMBÉM: CUIDADOS A TER COM UM COURO CABELUDO EXPOSTO

 

Se percebeu que surgiram manchas no seu rosto, procure um dermatologista. Este problema deve ser tratado o mais rapidamente possível, para evitar que se agrave. Precisará de produtos que promovam a renovação celular.

 

Também a pele do corpo estará ressecada e começará a descascar com facilidade. O truque é, tal como no rosto, hidratar, hidratar, hidratar. Use e abuse de cremes hidratantes e óleos de banho e beba bastantes líquidos.

 

Por outro lado, deverá tomar medidas para impedir que a pele continue a sofrer agressões que culminam na desidratação. Assim, evite estar em esplanadas ou diretamente exposta ao sol nas horas de maior calor, e evite tomar banho de água muito quente.

 

Também a alimentação deverá ser ajustada. Os alimentos antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação da pele e protegem dos danos causados pelo sol. Coma mais fruta, legumes, grãos e alimentos integrais. E não esqueça os alimentos ricos em betacaroteno, que se encontra em frutase legumes de cor vermelha, laranja ou amarela. O betacaroteno impregna-se na gordura da pele e ajuda a manter o bronzeado.

Também os cabelos sofrem com a exposição solar intensa e a água do mar e da piscina. Depois das férias, é necessário tratar do cabelo, hidratá-lo e prepará-lo para a estação fria. O ideal é recorrer ao seu cabeleireiro para fazer uma máscara intensiva e, possivelmente, cortar as pontas.

 

Antes de mais, compre um champô de lavagem profunda. Estes produtos não devem ser usados diariamente, pois secam mais o cabelo, mas após as férias é aconselhável, para limpar o cabelo em profundidade, libertando-o de todas a partículas e restos de produtos. Depois disso, use um bom condicionador e uma máscara. A máscara escolhida deve ter em atenção o tipo de cabelo. Não se esqueça que cabelos encaracolados e pintados necessitam de hidratação extra.

 

Durante as semanas seguintes, evite a utilização de secador ou de outros aparelhos eléctricos. Quando o fizer, não se esqueça de usar um protetor de calor, evitando o enfraquecimento e a quebra do cabelo. Mas também não vá para a cama com o cabelo molhado.

 

Evite ainda utilizar chapéus, boinas ou lenços na cabeça, pois estes aumentam a oleosidade do cabelo e podem provocar o surgimento de bactérias e fungos no couro cabeludo.

 

 

 

Artigo anterior

As recomendações da DGS para a alimentação em viagem

Próximo artigo

Combata o stress pós-férias