Home»S-Vida»Cuidados com os olhos em tempo de calor

Cuidados com os olhos em tempo de calor

É tempo de férias, de descanso ou de aventura, seja na praia, piscina ou no campo. Mas também é tempo de ter cuidados extra com a visão, principalmente por quem usa óculos graduados ou lentes de contacto.

Pinterest Google+
PUB

O uso de lentes de contacto é bastante apetecível nesta altura do ano, no entanto, são necessários alguns cuidados especiais na sua utilização. Ao optar por lentes de contacto na água do mar ou piscina é fundamental levar uns óculos de natação para evitar possíveis lesões e infeções oculares, ou até mesmo danificar as lentes.

 

A solução passa por viajar ou ir de férias sempre com lágrimas artificiais para limpeza e hidratação das suas lentes de contacto. Fique com uma lista de cuidado a ter nesta altura de calor.

 

Cuidados na praia

– A areia pode riscar as lentes e danificar as armações dos óculos. A melhor solução é lavar com água potável e secar com um pano macio de microfibra, que não arranha nem deixa marcas.

 

– Na praia os óculos tendem também a acumular gordura e sal seco. Lavar com sabão neutro ou sprays específicos é fundamental.

 

– Evitar que os óculos graduados estejam em contacto com água do mar pois podem acumular sal na armação e lentes oftálmicas, endurecendo as dobras e até mesmo danificar. É essencial lavar e limpar os óculos todos os dias com um pano de microfibra húmido, nunca a seco.

 

VEJA TAMBÉM: ESCOLHA OS ÓCULOS CERTOS PARA O SEU ROSTO

 

– Não apoiar os óculos com as lentes para baixo, podem riscar e comprometer o filtro UV que protege os olhos e a nitidez na visão.

 

– Nunca utilizar álcool para lavar os óculos pois pode deixar manchas na armação, provocar deformações e comprometer os acabamentos das lentes.

 

– Não colocar os óculos na cabeça pois desregula as hastes e podem ficar deformados de forma irreversível.

 

– As caixas de óculos são um acessório fundamental. As altas temperaturas podem entortar as armações e causar estragos no material. A caixa deve ser adequada ao modelo dos óculos e preservar a temperatura dos mesmos.

 

– Leve a sua armação a um especialista para ajustar ou endireitar os óculos à medida da sua face e vá de férias descansado.

 

Outros cuidados em viagem

Nas férias surgem como principais problemas para os olhos o excesso de cloro em piscinas, reações alérgicas a produtos como protetores solares e o excesso de exposição ao sol.

 

– Para prevenir estes problemas, use bonés ou chapéus para diminuir a incidência de raios solares;

 

– Lavar bem as mãos depois de usar o protetor solar, não coçar ou mexer nos olhos pois pode provocar irritação e alergia;

 

– Manter uma garrafa de água doce limpa para lavar os olhos depois do banho de mar ou de piscina;

 

– Optar por óculos graduados com lentes polarizadas impedindo o impacto de radiações solares e travando o excesso de luz.

 

– Tenha também cuidado com a utilização de ar condicionado, que arrefece o ambiente, mas retira a humidade do ar, deixando os olhos secos e desidratados. Neste caso, deverá utilizar, diariamente, uma lágrima artificial, de forma a não comprometer a visão durante as tarefas diárias e a manter uma boa saúde ocular.

 

 

 

 

Artigo anterior

Churro ou fartura? Conheça as calorias de cada um

Próximo artigo

Sabe combinar os alimentos? Tire proveito da química