Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Cuidados com a saúde oral nas férias

Cuidados com a saúde oral nas férias

É altura de férias e, com elas, o tão merecido descanso. No entanto, no que respeita à saúde oral, não nos podemos descurar da nossa rotina de cuidados de higiene oral.

Pinterest Google+
PUB

1) Deve evitar alimentos açucarados. Esta altura do ano é mais propícia à ingestão de gelados e refrigerantes. O açúcar destes alimentos pode potenciar o aparecimento de lesões de cáries. Prefira comer frutas, como a maçã, morango, pera que, por serem fibrosas, durante a mastigação ajudam também a remover a placa bacteriana.

 

2) Não esquecer de levar todos os produtos que costuma usar diariamente. É importante levar a escova e o dentífrico mas também o fio dentário, escovilhão e/ou colutório se for o seu caso. Se o seu filho vai passar férias com os avós ou outros familiares, não se esqueça de colocar todos os utensílios na mala e explicar aos adultos com quem a criança vai estar os cuidados de saúde oral e alimentação que deverão ter.

 

3) Para quem usa aparelho ortodôntico fixo ou removível, o cuidado deve ser redobrado nesta altura para que não haja quebra ou algum acidente que possa comprometer o tratamento.

 

4) Deve aplicar protetor solar nos lábios pois são mais delicados e sensíveis e, por isso, deve haver um maior cuidado com a sua exposição ao sol.

 

5) Em caso de quedas ou acidentes que afetem os dentes procure um médico dentista. Nas férias, principalmente com crianças, os acidentes e as quedas podem ocorrer fora do nosso ambiente, mas mesmo assim é aconselhável procurar um médico dentista para assegurar que tudo está bem.

 

6) Deve verificar a sua saúde oral ao voltar das férias. Mesmo que tenha tido todos os cuidados, se já há mais de seis meses que não faz uma consulta com o seu médico dentista, marque uma para que ele possa avaliar o estado geral da sua saúde oral.

 

Boas férias!!

Artigo anterior

Os 20 frutos e legumes mais ricos em água

Próximo artigo

Da Cardinal à Dona Maria, assim é o calendário da uva de mesa