Cuidados a ter com os cabelos das crianças
É fundamental começar a ter bons hábitos desde muito cedo, aprender a cuidar do cabelo para que, na fase adulta, esses cuidados sejam frequentes.
USAR O SECADOR?
O calor do secador é prejudicial aos fios de cabelo, nesse sentido, recomenda-se secar os cabelos com secador somente em dias muito frios ou, por exemplo, em dias de atividade física, evitando que as crianças venham para a rua com os cabelos molhados, sobretudo no inverno. Ou se houver necessidade de a criança lavar o cabelo antes de se deitar para dormir. Na utilização de secador, nessas exceções, lembre-se de pentear bem os fios para os desembaraçar.
DEIXAR A CRIANÇA DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS?
Dormir com o cabelo molhado com muita frequência faz com que os fios se partam com mais facilidade, uma vez que o cabelo “esfrega-se” na almofada. Outra consequência é o aparecimento de caspa ou a descamação que poderá surgir no couro cabeludo, já que a raiz não seca. Sempre que possível, recomenda-se lavar o cabelo durante o dia permitindo que o mesmo seque naturalmente.
LAVAR O CABELO COM ÁGUA DEMASIADO QUENTE?
Pode parecer árduo, sobretudo nos dias de inverno, mas o ideal é nunca usar água quente nos fios de cabelo, visto que pode ressecar os cabelos, além de causar descamação no couro cabeludo. O ideal será dar banho o mais rápido possível na criança, aplicar o champô e massagear o couro cabeludo. Em seguida lave e utilize o condicionador.
USAR PRODUTOS PARA ADULTOS?
Para lavar o cabelo das crianças, recomenda-se o uso de produtos desenvolvidos para a idade, sendo que no mercado português existe uma variedade de linhas indicadas para o cabelo das crianças, desde o champô ao condicionador e até à hidratação. As fórmulas são na verdade mais delicadas, o que ajuda a prevenir o risco de alergias e outros problemas no couro cabeludo.
LAVAR TODOS OS DIAS?
Não se aconselha, sobretudo se estamos a falar de cabelos cacheados e afros, porque a oleosidade natural demora mais tempo para percorrer o caminho da raiz às pontas. Por isso, lavar o cabelo a cada dois dias é o que se recomenda. De referir ainda que, com o suor da brincadeira, o couro cabeludo pode começar a coçar e a raiz fica extremamente oleosa.
Esperamos que estas dicas ajudem a melhorar o cabelo das nossas crianças. Em caso de dúvida, deve sempre falar com um profissional que conheça bem as características do cabelo e que certamente lhe irá dar as melhores sugestões para que o cabelo dos mais pequenos seja saudável.