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Cuidados a ter com a pele quando se pratica desporto

Fazer desporto é benéfico para a saúde, como todos sabemos. O que não sabemos é que pode causar agressões à pele. Veja os cuidados a ter.

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Praticar exercício físico é um fator importante para levar uma vida saudável, tanto para o corpo como para a mente.

 

O desporto ajuda também a melhorar a saúde e o aspeto da pele, aumentando a circulação do oxigénio para a pele, promovendo a multiplicação de células e antioxidantes, ajudando a prevenir e reduzir sinais de envelhecimento e, por causa da diminuição dos níveis de cortisol, ajudando ainda a reduzir o stress que causa acne e outras irritações cutâneas, como a psoríase.

 

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Contudo, pode também prejudicar muito a saúde da pele, já que se trata de um dos órgãos mais expostos a agressões durante o treino: desde o contacto físico e a excreção de toxinas através do suor até à exposição solar, para quem treina ao ar livre.

 

Devemos, pois, praticar exercício físico e ter cuidados com a pele antes e depois do treino, para que esta se mantenha saudável, hidratada e prevenir o seu envelhecimento.

 

Cuidados a ter com a pele

#1 – Para preparar a pele para o treino, é importante ter a cara lavada e optar por deixar a maquilhagem em casa, uma vez que pode agir como uma barreira e impedir a normal transpiração da pele, congestionando os poros.

 

O exercício físico aumenta a temperatura do corpo e os poros tendem a abrir, então, a pele precisa de respirar para regular a normal temperatura do corpo.

 

#2 – Prenda o cabelo para impedir o contacto com o rosto e evitar a propagação de suor e bactérias e causar irritação.

 

#3 – É importante lavar a cara após o exercício físico para limpar resíduos de suor e bactérias que se acumularam durante o treino, bem como tomar um banho e trocar de roupa. Ao mesmo tempo que auxilia a diminuição de temperatura na cara e no corpo, impede que os vasos sanguíneos rompam.

 

#4 – Da mesma forma que deixamos os músculos relaxar após o treino, devemos também ter atenção à pele. O calor e o sobreaquecimento previnem a normal estabilização da pele, por isso, se pratica treinos de alto rendimento, ou mesmo hot yoga, é recomendada a hidratação profunda com produtos que acalmem e ataquem a vermelhidão da pele, combatendo a desidratação e irritação que são consequência do desporto.

 

#5 – Massajar a pele para absorção total do hidratante, fomentando a circulação sanguínea para efeitos reparadores, regeneradores e antienvelhecimento.

 

Por Renata da Luz Fernandes

Criadora da Heavy Duty Beauty

 

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