Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Creme de espinafres e ervilhas com sementes

Creme de espinafres e ervilhas com sementes

As sopas não têm que ser aborrecidas! Ricas em vitaminas, minerais e fibras, são indispensáveis na dieta mediterrânica e fazem parte da tradição culinária universal.

Pinterest Google+
PUB

Eu chamo-lhe sopa verde com sementes J. Adoro sopas todo o ano, sobretudo no inverno. É uma forma muito fácil e rápida de ingerir vegetais, que são essenciais para a nossa saúde.

 

Ricas em vitaminas, minerais e fibras, são indispensáveis na dieta mediterrânica e fazem parte da tradição culinária universal. Além de hidratar o organismo, a sopa é um alimento económico e versátil. Podemos e devemos variar as receitas segundo os alimentos de temporada e preferencialmente de proximidade.

 

Eu gosto de dar um toque especial ao meus cremes, e por isso gosto de os decorar com sementes, um fio de azeite ou de crême fraîche, amêndoas laminadas, ovo cozido picado, coentros … As sopas não têm que ser aborrecidas!

 

Curiosidades

O espinafre é um vegetal rico em vitaminas A, C e E. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam no combate ao envelhecimento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso o espinafre contém também minerais como potássio, cálcio e ferro.

 

É muito versátil, pode ser consumido cru em saladas ou sumos verdes, ou cozinhado em sopas, recheios, purés, etc.

 

Dicas

Eu não sei fazer pouco sopa, por isso, depois de a arrefecer, coloco sempre uma parte no frigorifico e outra aproveito para congelar.Se um dia não tenho tempo ou paciência para cozinhar, posso descongelar a minha sopa, que estará perfeita!

 

Antes de triturar para fazer o creme, retire um pouco de água da cozedura e reserve. Se ficar com uma consistência muito espessa para o seu gosto, pode sempre ir juntando um pouco dessa água até obter a textura desejada.

 

Podem substituir o crême fraîche por iogurte grego natural ou de soja também natural. Gosto de colocar um pouco de abóbora nas minhas sopas, mas já não está na temporada, embora se encontre facilmente à venda.

 

Creme de espinafres e ervilhas com sementes

Ingredientes

1 molho de espinafres frescos

500 gr de ervilhas (sem vagem)

½ couve brócolo

½ couve-flor

1 curgete pequena

1 dente de alho

1 cebola grande

qb gengibre fresco ralado (opcional)

qb coentros frescos (opcional)

qb sal e pimenta para temperar (opcional)

 

Para decorar:

sementes de girassol

sementes de abobora

sementes de sésamo

azeite e crême fraîche qb

 

Preparação

Descascar a cebola e o alho e cortar grosseiramente. Lavar muito bem todos os legumes e cortar em pedaços. Aproveitamos os talos dos espinafres, dos brócolos e da couve-flor. São ótimos, seria um desperdício deitar fora.

 

Colocar numa panela todos os legumes, com um pouco de gengibre fresco e coentros, cobrir de água e levar ao lume até que estejam cozidos. Triturar tudo até obter um creme aveludado. Temperar com um pouco de sal e pimenta e servir!

 

Bom fim-de-semana!

Artigo anterior

Encontros ao anoitecer debatem património nacional

Próximo artigo

Vizela: uma viagem desde a época romana às iguarias da atualidade