Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Cozinhas caóticas engordam

Cozinhas caóticas engordam

Ambientes caóticos e desordenados podem causar stress, o que pode levar ao desejo súbito de petiscar coisas pouco saudáveis – o dobro das bolachas, garante este estudo.

Pinterest Google+
PUB

Um novo estudo mostra que as cozinhas desorganizadas são mais ‘calóricas’. A investigação foi realizada no ‘Cornell Food and Brand Lab’ e publicada em ‘Environment and Behavior’.

 

Foram convidadas algumas mulheres a esperar por outra pessoa numa cozinha completamente desarrumada, com jornais em cima da mesa, pratos na banca e o telefone a tocar. Estas mulheres comeram duas vezes mais bolachas em comparação com as mulheres que estiveram numa cozinha idêntica, mas organizada e tranquila. No total, as primeiras comeram mais 65 calorias, em apenas 10 minutos.

 

«Estar num ambiente caótico e sentir-se fora do controlo é mau para a dieta. Ao que parece leva as pessoas a pensarem: ‘Tudo está fora do controlo, porque é que eu não deveria estar?’», disse o principal autor do estudo, Lenny Vartanian. «Eu suspeito que o mesmo aconteça com os homens», acrescenta.

 

Veja a galeria: Dicas para ter uma casa limpa e arrumada

 

Metade das 101 mulheres que participaram no estudo esperaram na cozinha com coisas desarrumadas e sujas por todo o lado. A outra metade esperou numa cozinha organizada. Ambas as cozinhas tinham taças com bolachas e cenouras.

 

No entanto, antes de entrarem no quarto, algumas participantes foram convidadas a escrever um breve texto acerca de um momento em que sentiram que as suas vidas estavam fora do controlo e as restantes escreveram justamente o contrário. Um momento em que sentiram que tinham tudo sob controlo.

 

O último grupo entrou, no espaço desordenado, com a sensação de que tinha tudo sob controlo e comeu cerca de 100 calorias a menos do que o grupo que se sentia fora do controlo, antes de entrar.

 

«Apesar da meditação, como um modo de autocontrolo, poder ser uma das soluções para resistir aos petiscos, provavelmente será mais fácil manter as nossas cozinhas limpas e arrumadas», afirma o coautor do estudo e diretor da ‘Cornell Food and Brad Lab’, Brian Wansink.

Artigo anterior

Estrelas apanhadas na rede

Próximo artigo

Amor à primeira vista