Correr na rua é igual a correr na passadeira?
A resposta é um redondo NÃO! A simulação em máquina não é igual ao movimento natural e isto tem consequências bastante óbvias no corpo humano.
Um estudo levado a cabo por 4,9 anos, com 4610 adultos entre os 20 e os 81 anos, concluiu que algumas das atividades mais relacionadas com lombalgia, ou dores na zona lombar, são as máquinas de ginásio e os alongamentos. Entre os menos lesivos, estão os exercícios com pesos livres, os calisténicos e as aulas de flexibilidade.
Ora, como isto “dá pano para mangas”, irei abordar estes resultados em várias crónicas, em que esta é a primeira de uma série. Em primeiro lugar, relativamente ao treino em sala de exercício, em que os resultados do estudo apontaram para o facto de que os exercícios em máquinas provocaram mais dor lombar do que os com pesos livres (halteres, barras, etc.), para nós, profissionais, é relativamente óbvio e esperado.
Veja também: Porque é que correr nos faz felizes?
E que tipos de máquinas temos nos ginásios em geral? Máquinas de cardio e máquinas de musculação. Hoje vamos falar de máquinas de cardio, em especial da passadeira ou tapete rolante, e responder à clássica questão: será que correr na passadeira é igual a correr na rua? A resposta é um redondo NÃO!
Se reparar, as máquinas de cardio destinam-se a treinar movimentos como a caminhada, a corrida, a pedalada, a remada, e outros. Se falarmos de movimentos que fazem parte do padrão genético de locomoção da nossa espécie, como a marcha e a corrida, a simulação em máquina não é igual ao movimento natural! Ou seja, em vez de estarmos a treinar o movimento com o recrutamento muscular natural, estamos a simular o movimento com um tapete que passa por baixo dos nossos pés, e isto tem consequências bastante óbvias!
Veja também: Sou sedentário e quero começar a correr
Já reparou que, ao andar rapidamente na rua, existe uma tendência para inclinar todo o corpo para a frente? Agora repare como caminha na passadeira: o corpo inclina-se para trás! A alteração do centro de gravidade condiciona todo o recrutamento muscular por parte do sistema nervoso central!