Home»FOTOS»Cor do ano: como a Pantone reflete o pulsar do mundo desde o ano 2000

Cor do ano: como a Pantone reflete o pulsar do mundo desde o ano 2000

Azul Clássico. Esta é a cor de 2020, ilustrada por duas pessoas num fundo azul, remetendo para o nosso desejo de uma base confiável e estável para prosseguirmos à medida que cruzamos o limiar para uma nova era. Saiba mais sobre esta tonalidade tranquilizadora e conheça ainda todas as cores do ano que têm refletido o estado da alma do mundo nos últimos 21 anos.

Pinterest Google+
PUB

Todos os anos, em dezembro, a Pantone anuncia aquela que será a cor do ano que está a chegar e que melhor representa o espírito que se vive no mundo. É assim desde o ano 2000. O processo de seleção da cor do ano requer consideração ponderada e análise de tendências.

 

Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Os especialistas do Instituto da Cor Pantone filtram o que se passa no globo em doze áreas, nomeadamente, na política, desporto, tecnologia, arte, moda, joalharia, economia, viagens, design industrial, mundo automóvel, cinema e entretenimento no geral.

 

A partir daqui, definem uma cor que se identifica com o pulsar do mundo no momento e que irá influenciar todas as áreas da atividade, desde a moda à decoração, do desporto ao lazer, da economia à indústria. E pretende-se que influencie positivamente através das características que emana. «A cor do ano da Pantone passou a significar muito mais do que o que está a acontecer no mundo do design. É verdadeiramente um reflexo do que é necessário no nosso mundo de hoje», explica Laurie Pressman, diretora executiva do Instituto da Cor Pantone, sobre o papel deste anúncio anual.

 

VEJA TAMBÉM: O SIGNIFICADO DAS CORES: SAIBA COMO RODEAR-SE DAS ENERGIAS CERTAS

 

A cor de 2020

PANTONE 19-4052 Classic Blue. Esta é a cor de 2020. Um azul clássico elegante na sua simplicidade, assim a descreve a Pantone no seu anúncio oficial. Sugestivos para o céu ao entardecer, as qualidades tranquilizadoras do instigante PANTONE 19-4052 Classic Blue realçam o nosso desejo de uma base confiável e estável sobre a qual construir à medida que cruzamos o limiar para uma nova era.

 

Impresso na nossa psique como uma cor repousante, o PANTONE 19-4052 Classic Blue traz uma sensação de paz e tranquilidade ao espírito humano, oferecendo refúgio. Ajuda na concentração e traz clareza como o laser. O Classic Blue centraliza os nossos pensamentos. Com um tom azul refletivo, o Classic Blue promove a resiliência.

 

VEJA TAMBÉM: VEJA O MUNDO COM OUTRAS CORES

 

Como a tecnologia continua a correr à frente da capacidade humana de processar tudo, é fácil entender por que gravitamos com cores que são honestas e oferecem a promessa de proteção. Não agressivo e fácil de identificar, o confiável PANTONE 19-4052 Classic Blue presta-se a uma interação descontraída. Associado ao retorno de outro dia, este favorito universal é acolhido confortavelmente.

 

«Estamos a viver numa época que requer verdade e fé. É este tipo de constância e confiança que é expressa pela PANTONE 19-4052 Classic Blue. Uma tonalidade azul sólida e confiável na qual nos podemos apoiar», comenta em comunicado Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone. Veja agora, na galeria acima, todas as cores do ano desde o ano 2000.

Artigo anterior

The Hood, o primeiro anti-mall de Portugal abriu na Amadora

Próximo artigo

Cardiologistas fazem apelo para escolhas saudáveis neste Natal