Home»VIDA»SOCIEDADE»Convidados de casamento gastam cerca de 120€ em roupa para o dia

Convidados de casamento gastam cerca de 120€ em roupa para o dia

Estamos em plena época de casamentos. Se anda a fazer contas à vida, pois saiba que já existem estudos sobre a média que se gasta para se estar a rigor nesta celebração de amor. Confirma os valores?

Pinterest Google+

Os convidados de casamentos que compram roupa nova de propósito para a cerimónia gastam individualmente, em média, 119 euros, subindo para 122,50 euros nos convidados masculinos, segundo uma pesquisa da consultora Mintel.

 

Mas não é só na roupa que os convidados alargam o orçamento. Os consumidores gastam, em média, cerca de 90 euros em presentes de casamento. Aqueles que se deslocam para o evento e voltam para casa gastam, em média, 74 euros, enquanto que os que são forçados a reservar alojamento nas proximidades vêem as despesas aumentadas em mais 72 euros.

 

VEJA TAMBÉM: VAI A UM CASAMENTO E NÃO QUER ESTRAGAR A DIETA? REVEJA ESTES TRUQUES

 

O dia em si também pode ser caro se comprar bebidas no copo-de-água. Segundo o estudo gasta-se, em média, 36 euros. No entanto, em Portugal não há muito esse hábito, uma vez que é, por norma, ‘bar aberto’. «Como estas celebrações se tornaram assuntos mais extravagantes nos últimos anos, os vários custos a que os convidados incorrem também aumentaram», diz Jack Duckett, analista sénior de lifestyle da consultora, no site da mesma. «Os convidados de hoje não servem só para dar presentes. Também gostam de gastar dinheiro em roupas, viagens e alojamento».

 

Enquanto os homens estão mais propensos a gastar dinheiro em roupa e em bebidas, o estudo mostra que eles são mais forretas no departamento da prenda de casamento. As mulheres gastam, em média, 93,40 euros num presente, comparado com os 84,60 euros que o homens gastam em média. No estudo, realizado no Reino Unido, 76% de todos adultos que tenham ido a um casamento nos últimos três anos concordaram que dinheiro ou vouchers são presentes ideais para os recém-casados.

 

VEJA TAMBÉM: GUIA DE ETIQUETA PARA UTILIZAÇÃO DE TELEMÓVEIS EM CASAMENTOS

 

Os custos envolvidos numa cerimónia para o convidado não são baixos. Cerca de 57% dos convidados do casamento concordam que os convidados não devem pagar por comida e bebida no dia do casamento, enquanto a mesma proporção não acha justo terem de viajar para assistir à cerimónia. A Mintel também procurou saber a visão das noivas quanto ao vestido de casamento. Ao que parece 19% das mulheres que se casaram nos últimos três anos, ou pretendem casar nos próximos três, compraram ou consideram comprar um vestido em segunda-mão.

 

Falta ainda falar da presença de crianças nestas festividades. Três em cinco (60%) dos convidados concordam que é difícil manter as crianças ocupadas em cerimónias de casamento. Apesar disso, apenas um em dez (10%) casais indicam que não convidariam as crianças para o casamento.

Artigo anterior

Despacho oficializa contratação de 400 médicos aposentados para o SNS

Próximo artigo

Este ano há wifi na praia. Conheça a lista de praias