Home»FOTOS»Convento dos Capuchos abre portas à noite hoje pela primeira vez

Convento dos Capuchos abre portas à noite hoje pela primeira vez

Visitas serão acompanhadas, com lotação máxima de cinco pessoas por grupo e 30 minutos de duração. Iniciativa decorre a 16 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril.

Pinterest Google+
PUB

Numa iniciativa inédita, o Convento dos Capuchos, em Sintra, vai proporcionar a experiência única da visita à noite. Será a 16 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril.

 

As visitas serão acompanhadas e terão a duração de 30 minutos, estando disponíveis 14 horários, entre as 18h00 e as 21h45. Cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, a lotação máxima será de cinco pessoas por grupo.

 

A visita começa no Terreiro das Cruzes e leva à descoberta de uma casa conventual que se destaca pela sua simplicidade, completamente desprovida de luxo e de conforto. Um local onde os frades franciscanos viviam em perfeita comunhão com a natureza, procurando o aperfeiçoamento espiritual através do afastamento do mundo e da renúncia aos prazeres associados à vida terrena.

 

VEJA TAMBÉM: CONVENTO DOS CAPUCHOS: A ESPIRITUALIDADE INTEGRADA NA NATUREZA

 

A atmosfera de fim de tarde e noturna potencia a perceção destas vivências, reforçada pela iluminação minimalista, recentemente revista em todo o espaço. Os bilhetes para estas visitas já estão disponíveis, sendo vendidos exclusivamente online, no site da Parques de Sintra, ao preço das entradas regulares.

 

De dimensões reduzidas e de extrema pobreza na sua construção, o Convento dos Capuchos é também conhecido como “Convento da Cortiça”, dado o uso extensivo da cortiça na proteção e decoração dos seus pequenos e rústicos espaços. A sua arquitetura e decoração são indissociáveis da vegetação envolvente, numa integração total com a natureza, ao ponto de incorporar na própria construção do edifício enormes pedras de granito.

 

O Convento dos Capuchos, ou Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, foi mandado erigir por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado do rei D. Sebastião, em 1560. Em 1949 o imóvel foi adquirido pelo Estado Português, tendo chegado ao final do século XX em precário estado de conservação. A partir de 2000 passou à responsabilidade da empresa Parques de Sintra Monte da Lua, que tem vindo a recuperar o Convento dos Capuchos.  O local integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995.

 

VEJA TAMBÉM:

UM PASSEIO POR SINTRA: O QUE NÃO PODE PERDER

À DESCOBERTA DE UMA VILA DE SINTRA DIFERENTE

À DESCOBERTA DAS ESCARPAS DE SINTRA

Artigo anterior

Funcionamento ecológico das comunidades de mamíferos permanece estável mesmo que as espécies mudem

Próximo artigo

Cozinha: uma boa organização é fundamental