Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Contínua conexão com o trabalho pode ser contraproducente

Contínua conexão com o trabalho pode ser contraproducente

Enviar e receber emails relacionados com o trabalho depois do horário de expediente pode ter um efeito contrário e resultar em menos produtividade. É que o trabalhador pode ficar em estado constante de ansiedade.

Pinterest Google+

Um grupo de professores americanos analisou em profundidade os dados de 297 adultos americanos trabalhadores, com o intuito de examinar o papel das expetativas da organização em relação a este tipo de ‘horas extras’, ou seja, à permanente ligação ao trabalho através das novas tecnologias.

 

Os investigadores acreditam que a incapacidade de desligar pode levar à neutralização do trabalho, o que pode gerar baixa produtividade, e a tecnologia que foi projetada para ajudar os funcionários também pode prejudicar o seu bem-estar emocional.

 

Veja a galeria: 10 comportamentos a eliminar no seu dia a dia 

 

Com a análise de dados descobriu-se que o problema não reside na quantidade de tempo de trabalho despendido após a hora de saída, mas sim no estado contínuo de ansiedade associado. Esta situação contribui para outras possíveis situação de stress dentro do trabalho e conflitos interpessoais.

 

O acesso contante ao correio eletrónico «contribui para a sobrecarga, uma vez que permite que os funcionários nunca deixem realmente o espaço de trabalho e, ao mesmo tempo, inibe a sua capacidade de desligar psicologicamente dos problemas relacionados com o trabalho», dizem os autores, segundo as declarações citadas pelo ‘Yahoo’.

 

Segundo Elizabeth Lombardo, psicóloga, nós colocamos muita pressão em nós mesmo e nunca nos damos ao luxo de descomprimir e, desta forma, o stress mantém-se.

 

Veja a galeria: Sinais de perfecionismo 

 

Lombardo, em declarações ao ‘Yahoo’, afirma que este é o resultado da vida que levamos numa «sociedade perfecionista, do tudo ou nada». Os empregados têm receio de serem vistos como maus trabalhadores ou de serem despedidos e é por isso que mantêm esta ligação constante, mesmo depois de saírem do local de trabalho.

 

A psicóloga sugere a criação de uma resposta automática que inclua algumas informações básicas como o horário de trabalho ou um número de contacto somente em caso de emergência.

Artigo anterior

Transforme o corpo num aliado para o trabalho

Próximo artigo

Cupcake de laranja com ganache de chocolate