Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Consumidores querem sociedade a mudar para condução sem emissões poluentes

Consumidores querem sociedade a mudar para condução sem emissões poluentes

A geração millennial está a impulsionar a mudança para uma condução mais verde, revela um novo estudo da consultora Mintel. As crescentes preocupações com o ambiente e com a pegada ecológica, a par do ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, vão tornar os carros de hoje obsoletos dentro de poucos anos.

Pinterest Google+

A maioria dos consumidores quer a sociedade a mudar rapidamente para uma condução mais verde, sem emissões poluentes, nomeadamente para a utilização de veículos elétricos, conclui um novo estudo da consultora internacional, Mintel.

 

A pesquisa revela que a maioria dos consumidores acredita que os veículos elétricos são o futuro da indústria automóvel (58%) e que a sociedade deve fazer a transição para o transporte livre de emissões o mais rápido possível (52%). Na mente de muitos consumidores está deixarem uma pegada ecológica menor, pois para 62% a razão pela qual considerariam um modelo híbrido/elétrico na próxima compra de carro é porque se preocupam com o meio ambiente.

 

VEJA TAMBÉM: CINCO DICAS PARA UMA CONDUÇÃO MAIS SEGURA

 

A pesquisa, realizada nos EUA, revela ainda que, embora apenas 13% dos consumidores sejam proprietários de um veículo híbrido ou elétrico, a vontade de mudar é alta, já que quase dois terços (65%) dos potenciais compradores de carros dizem que considerariam comprar um veículo híbrido ou elétrico no futuro. O número é ainda mais expressivo para a geração millennial (24-41 anos), já que 76% considera um veículo destes na próxima aquisição.

 

Quanto aos atuais proprietários de veículos elétricos, a pesquisa apurou que estão convencidos, pois 89% disseram que iriam considerar a compra de outro veículo híbrido ou elétrico no futuro. «As perspetivas otimistas quanto aos veículos elétricos, bem como um sentimento pró-ambiente devem apoiar as vendas de veículos de energia alternativa no futuro. Além disso, conquistar os consumidores mais jovens, que demonstram maior interesse em comprar um veículo de energia alternativa, pode ser uma vantagem para os fabricantes de automóveis, já que provavelmente resultará em compradores fiéis à marca. Além de atraentes, os veículos de energia alternativa podem reforçar a perceção de uma marca entre os compradores de carros mais jovens.  As marcas devem introduzir modelos acessíveis a fim de aumentar as vendas e a penetração no mercado», comenta Buddy Lo, analista da área automóvel da Mintel.

 

VEJA TAMBÉM: CARROS PODEM ATINGIR TEMPERATURAS MORTAIS EM APENAS UMA HORA

 

A segurança é outro dos elementos em análise. Os consumidores estão interessados em inovações que não previnam apenas acidentes, mas também que possam ser usadas para determinar a responsabilidade após o acontecimento. Cerca de 73% dos proprietários de automóveis dizem que gostariam de ver tecnologia capaz de provar quem era o culpado num acidente e outros 70% concordam que câmaras de painel podem proporcionar uma sensação de segurança em caso de acidente.

 

As gerações mais jovens têm mais ideias não convencionais em mente quando se trata de inovações de segurança, pois 37% dos proprietários de carros da geração Millennial dizem que gostariam de usar as redes sociais enquanto conduzem, em comparação com 25% dos proprietários de carros. De fato, os Millennials estão interessados em se conectar online enquanto conduzem, pois 31% dizem que gostariam de publicar nas redes sociais enquanto conduzem, em comparação com 18% no geral.

 

Dado o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos na indústria automóvel, mais de dois em cada cinco (43%) dos proprietários de carros dizem que a inovação tornará os carros de hoje obsoletos dentro de poucos anos.

Artigo anterior

Há uma fórmula matemática ajuda a encontrar o tal

Próximo artigo

Trocas (impercetíveis) na sua alimentação para melhor