Home»S-Vida»Constipação, gripe ou alergia?

Constipação, gripe ou alergia?

Espirra, tem corrimento nasal, a cabeça pesada... Estamos naquela altura do ano em que os sintomas nos baralham. Este é o guia infalível para descobrir se os seus sintomas indicam uma constipação, gripe ou alergia sazonal.

Pinterest Google+
PUB

Ninguém gosta de estar doente. Entre espirros, corrimento nasal, cabeça pesada ou febre, por vezes, pode ser difícil diagnosticar aquilo de que se padece, mesmo que estas condições sejam experienciadas com alguma frequência. E esta é a altura do ano em que tudo se pode misturar. Ora porque se tira e põe um casaco, ora porque se passeia num jardim onde o levanta poeiras pelos ares.

 

«Às vezes as pessoas pensam que têm gripe e é uma constipação comum ou uma alergia»,  explica Cindy Weston, professora no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, EUA, num comunicado à imprensa.

 

Gripe ou constipação?

As constipações têm uma série de sintomas entre as quais a fadiga, febre, tosse, dor de garganta, congestionamento no peito/cabeça/nariz, espirros e olhos lacrimejantes. Neste caso, os sintomas devem ser tratados com o consumo de muitos líquidos e repouso intensivo.

 

Pode, ainda, tomar medicação para se sentir mais confortável. A constipação é mais comum nos meses mais frios e cura-se no prazo de uma semana, não sendo necessária a consulta de um médico.

 

VEJA TAMBÉM: ESPIRROS E PRIMAVERA: ONDE OS FOCOS DAS ALERGIAS SE ESCONDEM

 

Uma outra doença muito comum é a gripe, uma infeção viral que pode surgir em qualquer altura do ano, mas com maior incidência no tempo frio.  A gripe tem sintomas semelhantes a uma constipação, mas com algumas diferenças distintas. «As dores são predominantes em ambas as condições, mas na constipação as dores são leves e geralmente associadas a uma congestão. A gripe pode provocar dores musculares profundas nos músculos maiores, incluindo pernas e costas», elucida Weston.

 

A gripe, que pode ser prevenida com uma vacina anual, pode ter sintomas muito semelhantes a um resfriado comum, mas com algumas diferenças distintas. Os sintomas de gripe podem incluir sintomas como, por exemplo, febre alta, cansaço extremo, tosse, dor de garganta, congestionamento no peito/cabeça/nariz e dores musculares fortes.

mulher a limpar nariz com lenço

Segundo as declarações de Weston, o melhor tratamento passa pela consulta de um médico para que sejam medicados antivirais de forma a reduzir a intensidade dos sintomas e a diminuir a possibilidade de complicações como bronquite, pneumonia ou sinusite.

 

Se tiver uma constipação ou uma gripe, Cindy Weston aconselha a que evite ao máximo a propagação de germes. «É melhor ficar em casa até depois de 24h livre de febre ou após ter concluído um dia de medicação prescrita» enfatiza.

 

As alergias sazonais

Por fim, as desagradáveis alergias sazonais. Certamente já sentiu alguma comichão nos olhos ou no nariz nos dias em que o pólen vagueia, por todo o lado, num dia ventoso. As alergias sazonais são tipicamente mais fáceis de diagnosticar, pois não provocam febre mas sim comichão e irritação em torno do nariz ou dos olhos.

 

As alergias não escolhem idades e os sintomas mais comuns para além da comichão no nariz e dos olhos lacrimejantes são os espirros, a congestionamento no peito/cabeça/nariz e tosse.

 

Para tratar as alergias o melhor será consultar um médico – não se automedique. No caso de o congestionamento nasal se agravar, experimente enxaguar os seios nasais com uma embalagem de irrigação nasal para ajudar a remover os alergénios e prevenir uma infeção, a conselha a especialista.

 

 

 

 

Artigo anterior

São Martinho: mitos e lendas da época da jeropiga e da castanha assada

Próximo artigo

Quiche com base de batata doce