Home»VIDA»CARREIRA»Conseguir o emprego que deseja: siga este plano de ação

Conseguir o emprego que deseja: siga este plano de ação

Procurar o trabalho de sonho pode parecer uma tarefa árdua e assustadora, mas não é tão difícil quanto pensa. Para isso, é necessário que elabore um bom plano de ação e defina uma série de ações principais.

Pinterest Google+
PUB

Regra geral, a maioria das pessoas que procura emprego ou tenciona mudar de empresa concentra a sua atenção em ações arbitrárias. O mais fácil é pegar no telemóvel ou no PC para fazer uma rápida pesquisa nos sites de emprego e responder aos anúncios que possam ser adequados. Esta etapa deve ser incluída, contudo, numa estratégia mais ampla que o ajudará a alcançar o sucesso. A Adecco, especialista em recursos humanos e recrutamento, divulga as linhas estratégicas que o ajudarão a construir o seu plano de ação.

 

– Avalie-se: faça uma autoavaliação o mais completa possível sobre os seus pontos fortes profissionais. Concentre-se neles para poder destacar-se e ser mais competitivo.

 

VEJA TAMBÉM: 12 VANTAGENS QUE PODE NEGOCIAR NUMA OFERTA DE TRABALHO

 

– Defina os seus objetivos. Analise-os completamente. Os seus objetivos devem ser muito claros e precisos. Será mais fácil alcançar uma posição específica numa empresa ou setor específico do que enfrentar uma procura ampla e abrangente sem foco. Concentre-se com toda a sua energia num objetivo específico, para que seja mais produtivo e aumente também as suas oportunidades. Quando procuramos qualquer emprego, as opções são tantas que nos obriga a investir mais energia, deixando uma menor capacidade de nos diferenciarmos daqueles que competem connosco.

 

– Analise as suas competências. Precisa de avaliar as diferenças existentes entre o trabalho que quer e as suas competências reais. É a única maneira de aspirar a um emprego e não acabar frustrado. Acompanhe esses conceitos: experiência, conhecimento e competências.

 

– Imagem pessoal. Reforce a sua imagem de marca, pessoal e digitalmente. Esta é uma das melhores dicas para procurar emprego. Deve trabalhar com uma imagem que o identifique imediatamente com o trabalho que deseja. A sua aparência, o seu currículo, as suas redes sociais … deve adaptar tudo para que transmita uma visão sobre si que corresponda ao trabalho que está à procura sem se afastar da realidade. Não transmita algo que não é.

 

– Defina um prazo. Nada pode durar para sempre, portanto, defina um limite de tempo para realizar todas as ações que marcou.

 

– Use os seus contactos e a sua rede. Atualmente, mais de 30% dos trabalhos ainda são alcançados por meio de um contacto. De facto, as empresas continuam a dar prioridade às recomendações dos funcionários que conhecem e trabalham na empresa.

 

– O desenho de um plano de ação não deve faltar em nenhum guia de procura de emprego. Através dele pode visualizar tudo o que precisa fazer para que a sua procura por resultados seja bem-sucedida. Além disso, também o ajudará a fazer uma descrição das ações que deverá concluir para que o seu objetivo seja alcançado.

 

– Que trabalhos pode e gosta de fazer? Anote todos os trabalhos anteriores e as competências que desenvolveu. A seguir, faça uma lista das funções que gosta e as que tem competências para desenvolver.

 

– Faça uma lista de possíveis empresas. Quais são as empresas que lhe interessam? Identifique-as, encontre-as e siga-as nas redes sociais, entre no site e descubra toda a política e cultura da empresa. Encontre pessoas que trabalhem nelas através de redes sociais e profissionais. Siga-os e interaja.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA CINCO CIDADES COM ELEVADA PROJEÇÃO PROFISSIONAL

 

– Prepare a sua documentação. Personalize o seu currículo e uma carta de apresentação, dependendo da empresa e da posição que deseja. Complemente com documentação que possa ser interessante para a execução do trabalho.

 

– Defina uma agenda. Tome a procura de emprego como um trabalho em si. Nesse sentido, será muito útil para sua causa impor um “horário de trabalho”.

 

– Prepare a entrevista. Se tudo der certo, a qualquer momento será chamado para uma entrevista. Prepare-a para eliminar inseguranças e medos.

 

E comece!

 

Artigo anterior

12 vantagens que pode negociar numa oferta de trabalho

Próximo artigo

Socorro, as férias acabaram!