Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Conheça os destinos mais sustentáveis da Croácia

Conheça os destinos mais sustentáveis da Croácia

Todos os anos são escolhidos, por toda a Europa, vários locais que se destacam pelo respeito pela natureza, sustentabilidade ou inovação. São os Destinos Europeus de Excelência da Comissão Europeia (Rede EDEN). Portugal tem um destino nesta rede, o Faial. Já a Croácia viu, ao longo dos anos, serem reconhecidos oito destinos e é deles que lhe falamos agora.

Pinterest Google+

Nin

Nin está localizada a cerca de 14 km do centro regional de Zadar, na costa leste do Mar Adriático. É a mais antiga cidade real croata. Nin, que fica numa pequena ilha, numa lagoa, está ligada ao continente por duas pontes de pedra do século XVI. Este destino oferece praias, salinas e não está muito longe da ‘praia Kraljicina’, que é conhecida pela sua lama medicinal.

 

Durdevac

Esta cidade fica no coração do condado de Koprivnica-Krizevci, no norte da Croácia, entre o rio Drava e a região de Bilogora. Esta região é conhecida pela sua produção de linho, as suas oficinas de tecelagem, as suas areias, os seus vinhedos ou as suas especialidades gastronómicas, mais especificamente os seus diferentes tipos de bolos.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA OS MELHORES DESTINOS EUROPEUS PARA VISITAR NESTE OUTONO

 

Sveti Martin na Muri

Localizada na parte norte da Croácia, perto da fronteira com a Eslovénia e a Hungria, esta foi a primeira comunidade croata a adotar práticas sustentáveis no que toca ao desenvolvimento do turismo em áreas rurais. Aqui, e para além de uma boa rede de instalações desportivas e recreativas, é possível praticar inúmeras atividades, conhecer a sua rica história e provar boa comida e bom vinho.

 

Parque nacional de Velebit

Este parque, que foi criado em 1981, está localizado no noroeste da Croácia e apresenta florestas exuberantes, plantas diversas e uma grande variedade de espécies selvagens. A porta de entrada deste parque, que está situada numa zona historicamente bastante rica, fica ladeada pela cidade de Senji.

 

Vukovar-Vučedol-Ilok

Localizado nas margens do Danúbio, na fronteira oriente da Croácia, este complexo une várias atrações. Vukovar e Ilok já faziam parte dos destinos EDEN, mas agora, juntamente com Vučedol oferecem uma viagem extraordinária no tempo, cultura e estilo de vida. Nestas três localidades deve visitar: o Castelo Eltz, Museu da Cultura Vučedol ou o Castelo Odescalchi, locais que oferecem uma experiência turística única e autêntica.

 

VEJA TAMBÉM: PARTA À DESCOBERTA DE CIDADES MENOS CONCORRIDAS (MAS IGUALMENTE CARISMÁTICAS) DA EUROPA

 

Gornje Medimurje

Esta microrregião já ganhou inúmeros prémios internacionais e é conhecida por oferecer a todos os seus visitantes um refúgio dinâmico e saudável, proporcionando-lhes uma experiência de desporto, bem-estar, entretenimento, aprendizagem, boa comida, bom vinho, uma cultura rica e natureza em estado puro. Passe pelo eco museu Mura, que oferece um mosaico de diversidade sob proteção da UNESCO, diversidade cultural e conhecimento tradicional preservado pelos locais.

 

Stancija

Este complexo, que fica a 266m acima do nível do mar e a 25km do mar, fica na aldeia de Smoljanci, no município de Svetvincenat. Em Stancija é possível, no verão, descansar debaixo de uma qualquer árvore, jogar golfe, fazer espeleologia, caminhadas, passeios, andar de bicicleta pelos campos, visitar o aquário em Pula, surfar ou visitar as cidades mais próximas.

 

Pustara Visnjica

Este destino fica a 13 kms da cidade de Slatina e é cercada por lindos jardins de limoeiros e castanheiros, além de pinheiros. A beleza fascinante deste lugar fascina qualquer um. Para além da sua paisagem fascinante, este local tem um clima ameno, ar puro, água cristalina, cultura e uma história única. Estes são alguns dos fatores que ajudaram a dar uma nova vida a esta região.

 

 

Artigo anterior

Compras online mais fáceis na UE a partir de hoje

Próximo artigo

Crumble de maçã: aprenda a fazer esta deliciosa sobremesa