Confiança: Precisa-se!
Como noutros processos emocionais, a constituição da autoconfiança ocorre por meio de experiências que se somam durante toda a vida.

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”, Ralph Waldo Emerson
A confiança não se compra, conquista-se. Não há à venda no supermercado, pois se existisse acredito que estaria sempre esgotada. Como noutros processos emocionais, a constituição da autoconfiança ocorre por meio de experiências que se somam durante toda a vida.
Quando se vê de forma frágil e inferior, com medo constante de fracassar ou assumir riscos, é sinal de que a sua autoestima é composta por várias crenças limitantes, geralmente de condenação e desaprovação, com pensamentos depreciativos de si próprio e negativos em relação às possibilidades com que se depara.
VEJA TAMBÉM: URGE DESCANSAR: LIVRE-SE DO MITO DE QUE REPOUSO É PREGUIÇA
A falta de confiança em si mesmo ocorre devido à falta de conhecimento e aceitação do próprio eu, o que gera uma cobrança intensa onde ocorrem erros e falhas, e ainda desperta temor, desânimo e insegurança diante de novos desafios e oportunidades.
É comum que haja uma busca frequente por aprovação para se sentir mais confiante, o que gera um estado contínuo de tensão e angústia, podendo ser a razão de muito sofrimento e até de distúrbios como a ansiedade.
Mas como potenciar a confiança?
- Aprenda a gostar de si. Tente ver as suas qualidades e singularidades. Pode ajudar elaborar uma lista das dez coisas em que é realmente único e bom.
- Não se culpe por acontecimentos infelizes. Ao passar por uma experiência negativa, não fique preso à frustração, aquilo que não correu bem. Pense que tudo tem um lado positivo e um negativo. Foque-se no lado positivo e esforce-se para ser mais resiliente.
- Permita-se correr alguns riscos. Quanto mais se expuser, mais vai internalizar a autoconfiança e melhorar a autoestima.
- Entenda os seus próprios limites com clareza e veja quais são passíveis de superar.
- Antes de dormir, liste os momentos do seu dia em que a falta de confiança impediu de fazer algo. Reflita e imagine o que poderia ter sido de diferente.
- Ensaie estratégias para não paralisar diante de situações desafiadoras.
- Evite pessoas tóxicas, queira na sua vida pessoas que o acrescentam e não que o diminuem.
Pense nisso!