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Como vencer a enxaqueca e cefaleias em tempo de confinamento

Numa altura em que todos estamos em confinamento social e muitas pessoas estão em teletrabalho, existem alguns os fatores que podem contribuir para aumentar as crises de enxaqueca e cefaleias. Passamos muitas horas seguidas ligados a dispositivos tecnológicos e os momentos de stress que vivemos, bem como a alteração das rotinas diárias, podem prejudicar a saúde das pessoas que sofrem destas doenças.

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Em primeiro lugar, é importante esclarecer que nenhuma cefaleia crónica (enxaqueca, cefaleia de tensão, cefaleia em salvas, nevralgia do trigémeo) confere maior risco de infeção pelo coronavírus e que quem sofre desta patologia pode e deve continuar a tomar a medicação que faz normalmente. E em caso de infeção, os doentes com cefaleias não estão em maior risco de virem a desenvolver complicações ou quadros graves do que a população geral.

 

Devemos manter o tratamento prescrito pelo médico e ter o cuidado de ter medicação suficiente em casa para pelo menos um mês, tanto a medicação profilática como a medicação usada em situação aguda – SOS. Sempre que se tem uma crise devemos tomar a medicação o mais cedo possível para não agravar a situação, que depois será mais difícil de controlar. Em caso de crise e uma vez que nos encontramos em casa podemos tomar medidas não farmacológicas que ajudem a aliviar a crise. É importante descansar em ambiente sossegado, longe de fontes de luz ou de barulho. Podemos aplicar bandas frias ou gelo nas frontes ou têmporas ou tomar um duche quente.

 

As rotinas são as melhores amigas dos doentes com enxaqueca e outras cefaleias. Quando fugimos à nossa rotina habitual é mais provável termos uma crise. Assim, apesar da quarentena nos obrigar a mudar drasticamente a nossa vida, para evitar crises temos de tentar manter a rotina em tudo o que conseguirmos, horas de adormecer e acordar, horas das refeições e não deixar de praticar exercício físico regular.

 

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Devemos manter as rotinas de sono, tendo o cuidado para não dormir demais ou de menos, acordar sempre à mesma hora e garantir que se dorme o número de horas suficientes.
Havendo um maior risco de excessos, nesta situação de quarentena, devemos manter uma alimentação saudável, com quantidade suficiente de legumes e hortícolas frescos, leguminosas e frutas. É importante manter os horários das refeições e não saltar refeições.

 

O café em excesso ou a ausência do café habitualmente consumido pode potenciar o aparecimento de cefaleias, pelo que a redução no número de cafés que bebemos deve ser muito gradual. A ingestão de água ou chás sem cafeina e sem açúcar também é muito importante para manter uma boa hidratação.

 

A prática de atividade física regular pode ser um aliado no controlo da frequência das crises de cefaleias e ainda ajuda a reduzir a ansiedade e stress, a relaxar os músculos e até ficar mais bem-disposto. Idealmente é aconselhada a prática de exercício físico diariamente, pelo menos meia hora por dia.

 

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Nesta altura em que muitas pessoas estão a trabalhar em casa em teletrabalho e estão muitas horas seguidas em frente de computadores, tablets ou smartphones, a sua utilização em excesso pode contribuir para o aumento de cefaleias, pelo que devemos fazer intervalos regulares com interrupções de 10 minutos a cada hora, em que nos devemos levantar e andar. Devemos adotar uma posição correta, com o ecrã ao nível dos olhos, sem necessidade de fletir o pescoço. Aumentar o tipo de letra e reduzir a luminosidade dos ecrãs poderá também ajudar a reduzir o esforço da visão e evitar o aparecimento de crises.

 

Embora seja importante manter-se atualizado, ouvir notícias sobre a pandemia também pode ser um fator gerador de grande ansiedade, pelo que devemos ver ou ouvir noticiários apenas uma vez por dia, por forma a reduzir essa ansiedade.

 

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O stress é um fator desencadeador de crises para a maioria dos doentes com cefaleias. Nesta altura de pandemia e quarentena é normal experienciarmos um maior nível de stress, aumentando a probabilidade de desenvolver crises ou intensificar as crises. Tentar controlar o stress e ansiedade é muito importante no controlo das cefaleias, por exemplo através de atividades de relaxamento ou atividades como ler ou brincar com animais de estimação.

 

Na MiGRA PORTUGAL – Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, pretendemos esclarecer e dar acesso a informação fidedigna, para melhor poder ajudar os nossos associados e quem nos procura sobre formas de lidar com estas patologias. Estamos totalmente disponíveis para as pessoas que precisam de ajuda e querem fazer parte da nossa associação. Saiba mais aqui.

 

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