Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Como tratar pequenos cortes em casa?

Como tratar pequenos cortes em casa?

Os cortes feitos em casa são algo de comum, afinal, estamos sempre a mexer em facas e outros instrumentos cortantes. Estes cortes podem ser facilmente tratados e, em princípio, não requerem nenhuma visita ao médico. Para tratar estes golpes, a Academia Americana de Dermatologia indica-lhe alguns cuidados a ter para que não infetem. Recomendações a ter sempre presentes.

Pinterest Google+
PUB

Todos nós já sofremos um pequeno golpe no dedo a usar uma faca quando estamos a preparar alguma refeição, cortamo-nos com papel ou num vidro que se parte quando estamos a lavar a loiça. Estamos muito bem e de repente começamos a sangrar por causa de um corte.

 

Normalmente estes são golpes pequenos e facilmente podem ser tratados em casa, mas segundo os dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia deve ter alguns cuidados para que a ferida não infete. Recomendações a ter sempre presentes.

 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA PROTEGER A SUA CASA NO INVERNO

 

O primeiro e talvez o mais importante é «lavar delicadamente o corte para evitar uma infeção», como explica a dermatologista e professora do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, Laura K. Ferris.

 

Para tratar cortes pequenos a médica recomenda que:

– Se lave as mãos com sabão e água;

– Lavar o corte para evitar a infeção. Use água fria ou morna e um sabão neutro para remover suavemente qualquer tipo de sujidade e outros detritos;

– Para parar o sangramento, aplique pressão no corte. Mantenha esta pressão por dois minutos ou até que o sangramento pare;

– Aplique vaselina ou qualquer outra pomada que ajude a manter a ferida húmida, o que ajuda a uma cura mais rápida e eficaz;

– Cubra o corte com um penso rápido e mude-o todos os dias até que o corte esteja completamente curado;

– Se estiver com dores, considere tomar medicação analgésica de venda livre;

– Se o seu corte foi feito com um objeto sujo ou enferrujado, certifique-se de que foi vacinado contra o tétano e que esta vacina está em dia. Se não souber ou se não tiver a certeza, entre imediatamente em contacto com o seu médico de família.

 

Reveja as recomendações em vídeo (em inglês)

 

«A maioria dos cortes menores é curada numa semana ou menos. No entanto, se o corte tiver cerca de dois centímetros, mais de meio centímetro de profundidade ou não parar de sangrar, procure atendimento médico imediato», explica Ferris.

 

«À medida que o seu corte cicatriza, se notar quaisquer sinais de infeção, como pus ou aumento da vermelhidão, inchaço ou dor, consulte o seu médico de família ou um dermatologista certificado», conclui a dermatologista sobre os cuidados que se devem ter com pequenos cortes feitos em casa.

 

 

Artigo anterior

Os tipos de queijo mais saudáveis

Próximo artigo

Está numa relação saudável? Veja este check list