Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Como sobreviver a esta onda de calor: dicas para refrescar a casa

Como sobreviver a esta onda de calor: dicas para refrescar a casa

As ondas de calor estão a atravessar Portugal d lés a lés. É importante refrescar as casas para que seja mais fácil aguentar o calor. Siga algumas dicas simples que evitam o uso excessivo do ar condicionado e consequente gasto de energia.

Pinterest Google+
PUB

O ar condicionado e ventoinhas ajudam muito a regular as temperaturas do interior, mas para ajudar a sobreviver a esta época, a Spotahome, plataforma de arrendamento de casas, reuniu algumas formas simples de arrefecer a casa, mais económicas e amigas do ambiente:

 

Manter as janelas fechadas e tapadas

Esta é uma das dicas mais simples e eficientes para evitar que o calor invada a sua casa. Durante o dia e enquanto estiver fora de casa, é importante que as janelas não estejam a levar com o sol diretamente, porque a luz solar que entra transforma-se inevitavelmente em calor. Toldos, persianas ou cortinas ajudam a bloquear a luz solar e ajudar a manter a temperatura interior baixa;

 

VEJA TAMBÉM: PLANTAS QUE RESISTEM AO CALOR DO VERÃO

Evitar usar o forno

No verão, é recomendado que as refeições de forno ou mais pesadas sejam evitadas. Mesmo que seja por pouco tempo, aquecer um forno a 200º num dia de calor vai fazer com que a própria casa aqueça e abrir as janelas para arejar não vai resolver o problema. É aconselhado, então, dispensar comidas que sejam preparadas seja no forno ou no fogão e optar por opções mais frescas e leves como saladas, por exemplo.

Trocar as lâmpadas

As lâmpadas incandescentes são outro motivo para as casas sobreaquecerem sem necessidade, sendo que libertam muito mais calor que lâmpadas LED, por exemplo. Este tipo de lâmpada, tendo uma luz mais fria, é mais económico e duradouro. Esta dica faz um dois em um: ajuda a refrescar a casa e a poupar dinheiro na conta da luz ao final do mês.

Optar por cores mais leves

Quanto mais escura a cor, mais energia é absorvida, o que significa que a casa fica mais quente. As cores claras refletem a luz, por isso, “vista” a sua casa de branco, bege ou tons pastel e opte por tecidos mais leves como algodão, seda e cetim nas cortinas, tapetes e mesmo roupa de cama e banho para que tenha uma sensação de frescura em casa.

Ter plantas por todo o lado

A casa não precisa de se transformar numa selva, mas ter plantas no interior não só é uma opção de decoração elegante, como pode ajudar a regular a temperatura interior. As plantas ajudam a manter os níveis de humidade do ar, principalmente as que tenham folhas maiores. É importante regar e tratar das plantas para que elas nos ajudem também a viver melhor no verão.

 

Artigo anterior

Alimentos que bronzeiam: indicações de uma nutricionista

Próximo artigo

O que comer na praia? Ideias de marmitas saudáveis e práticas