Home»FOTOS»O frio provoca-lhe desejos calóricos? Veja como resistir à gula

O frio provoca-lhe desejos calóricos? Veja como resistir à gula

Pecado da gula é o seu nome do meio? Se quer aprender a controlar esses instintos efémeros, mas constantes, nós sabemos como. Conheça alguns dos alimentos mais viciantes e como lhes 'dar a volta' e reduzir os seus malefícios.

Pinterest Google+

É verdade, alguns alimentos fazem o cérebro gritar de prazer à primeira mordida. E e este pede mais, mais e mais. Quando damos por nós, a embalagem está vazia e o que resta é arrependimento. Como os dias de mesa farta já vão longos, é altura de ser mais forte e conseguir travar mesmo esse ímpeto.

 

‘Porque não me consigo controlar?’, pergunta-se a si mesma. A culpa não é inteiramente sua, se é que é importante para si encontrar um culpado. Os alimentos processados foram projetados para conter uma determinada quantidade de hidratos de carbono refinados (farinha branca, açúcar, gordura adicionada, etc) para dar um choque de carga glicémica ao seu corpo. O açúcar, por exemplo, aciona o centro de recompensa do cérebro e fá-la querer mais e mais.

 

VEJA TAMBÉM: QUANTOS CAFÉS JÁ BEBEU HOJE? NUTRICIONISTAS EXPLICAM O SEU EFEITO NO ORGANISMO

 

De acordo com um estudo publicado na ‘Plos One’, os alimentos processados, com alto teor de gordura e carga glicémica, foram associados a comportamentos alimentares mais viciantes. O estudo fornece evidências preliminares de que nem todos os alimentos estão igualmente implicados num comportamento alimentar de dependência, mas os alimentos altamente processados partilham características de drogas viciantes: dose alta, taxa de absorção rápida, e parecem estar particularmente associadas com a dependência alimentar.

 

Neste mesmo estudo, liderado por Nicole Avena, foram identificados os alimentos mais viciantes. Veja a galeria acima e conheça alguns dos alimentos altamente processados e como atenuar os seus efeitos. Estes alimentos contêm quantidades exorbitantes de açúcar, apenas numa dentada, pouca fibra e, além disso, são pouco nutritivos. Tudo características que não deve procurar nos alimentos.

Artigo anterior

Celebre o Festival Diwali com explosão de sabores indianos

Próximo artigo

Natalis: o mercado onde pode fazer todas as compras de Natal está de volta