Como reconhecer um chefe idiota: conheça 10 sinais
Há um número infindável de pessoas que aceitaria qualquer nova proposta de trabalho, pois já não suporta o ambiente de trabalho em que vive e começa a dar sinais disso, sejam físicos ou psicológicos.
Nunca assistimos a tantas pessoas insatisfeitas com os seus empregos e chefes como hoje. Aumentam os desabafos nas mesas do almoço, multiplicam-se as situações de pessoas que sofrem com posturas tiranas, agressivas, totalmente reprováveis para quem está no topo de uma organização. Hoje, há um número infindável de pessoas que aceitaria qualquer nova proposta de trabalho que lhe fosse apresentada, pois já não suporta o ambiente de trabalho em que vive e começa já a dar sinais disso, sejam físicos ou psicológicos. A razão é óbvia – o chefe, obviamente um idiota.
O seu chefe pode ser um idiota e ainda não ter reparado. Acho difícil tal feito ocorrer porque, em regra, notam-se a léguas. No entanto, pode ser mais distraído ou então ter um chefe camuflado. Por isso, é necessário fazer uma avaliação. Antes descobrir já do que daqui por alguns anos. Inicie uma avaliação cuidada, alicerçada em factos e não em opiniões e sentimentos. É importante identificar os sinais de que o chefe é um idiota mesmo antes de se envolver muito.
Os profissionais que conseguirem perceber esse problema logo na entrevista de emprego podem decidir se realmente querem lidar com esse tipo de situação e aceitar o trabalho ou não. Se conseguir descobrir desde logo, depois fará uma escolha mais consciente. Às vezes, começa logo num conjunto de sinais antes mesmo da contratação, mas que ou são difíceis de identificar ou que, muitas vezes, o colaborador prefere não ver ou simplesmente desvaloriza. Analise sempre esses momentos.
VEJA TAMBÉM: COMO SOBREVIVER A UM CHEFE IDIOTA
Nos primeiros contactos com o seu possível futuro chefe, existiu uma má primeira impressão? Sentiu-se sempre respeitado? Preocupou-se consigo ou manifestou já sinais de idiotice, de autoritarismo ou agressividade? Escute bem a forma como fala dos outros colegas, que adjetivos usa para os qualificar. Observe igualmente a interação entre pares. Esteja atento para ver se existem provocações agressivas, interrupções sem educação, expressões faciais negativas e silêncios incómodos. Será uma avaliação fundamental para tomar a decisão se quer aceitar esta oferta.
Para poder melhor avaliar necessita em primeiro lugar de passar tempo com a sua chefia, para ajudar esteja atento aos seguintes hábitos e comportamentos, são, em regra, reveladores, de que está na presença de um idiota.
Trata as pessoas como lixo
Nem todos os idiotas se encontram no mesmo estádio de desenvolvimento. Alguns são piores que outros, pois estão num nível de maturação mais elevado. Para o avaliar, pergunte a si próprio há quanto tempo sente que o seu chefe adota esse comportamento que o faz sentir desprezado, desvalorizado e desrespeitado. Se se tratou de um único episódio, é provável que apenas seja uma exceção e não a regra. No entanto, se se repete diariamente, provavelmente estará na presença de um idiota e tem de desenvolver medidas de proteção.
Nunca admite estar errado
Admitir que está errado é sinal de um nível de autodesenvolvimento elevado. Se o seu chefe se recusa a assumir os seus erros, significa que está focado apenas na sua opinião e não tem qualquer vontade de fazer as coisas de outra forma. Muita intransigência e pouca capacidade de ouvir os outros e lidar com mudanças, significam claramente que estamos na presença de um idiota.
Faz muitas promessas
Se o seu chefe está constantemente a fazer promessas que nunca concretiza, provavelmente estamos na presença de um idiota que apenas o está a tentar manipular. Se, por exemplo, fala constantemente num tão desejado aumento de salário e depois nada escreve, nada faz, claramente não é digno de confiança e trata-se de um idiota. Os líderes sabem o quanto a confiança é fundamental para o estabelecimento de uma relação eficaz e tudo fazem para a desenvolver e solidificar.
Espera que seja uma cópia dele
Verdadeiros Líderes reconhecem a importância da diferença na equipa. A diferença permite olhar com diferentes perspetivas para o problema, tornando a solução mais rica e na maioria das situações também mais inovadora. Se o chefe insiste que deve ser uma cópia dele, seja a falar, a agir e até mesmo a respirar, claramente trata-se de um idiota. Líderes sabem a importância do colaborador se manter fiel ao seu estilo e aos seus valores, ainda que sempre tendo em consideração as orientações gerais da chefia.
Não escuta o seu ponto de vista
Se tudo o que diz é desconsiderado, e eventualmente nem sequer ouvido, estamos na presença de um idiota. Líderes sabem a importância de ouvir as suas equipas e as considerar parte integrante da solução
Tem colaboradores favoritos
Se o chefe tem claramente um colaborador preferido e o trata de forma diferenciada estamos provavelmente na presença de dois idiotas – o chefe e o colaborador.
Quer estar no “centro dos holofotes”
Se o chefe atribui a si próprio todas as situações de sucesso, e culpa os colaboradores sempre que se verifica um insucesso, quer manter os colaboradores fora dos holofotes para que ele seja o único vencedor. Um chefe incapaz de perceber a importância e o papel da equipa no sucesso, reconhecendo a contribuição de cada colaborador, retira à equipa a energia, a vontade e a capacidade para enfrentar um novo desafio. Um chefe centrado em si e nos seus ideais não passa de um idiota.
Faz eco de mexericos
Espalhar rumores ou mexericos sobre a equipa é um comportamento desastroso com efeitos nefastos para a eficiência e eficácia da equipa. Quando este comportamento é adotado pelo chefe, estamos na presença de um idiota. Claramente a sua ideia é promover um clima de competição, pois acredita que se todos competirem contra todos, o foco será maior e os resultados serão melhores e mais rápidos.
O que acaba por acontecer é o contrário, com um ambiente de mal-estar e falta de vontade por parte dos colaboradores de voltarem no dia seguinte. Este mau ambiente faz com que cada dia seja mais difícil para o colaborador ir trabalhar. Começa por pequenos atrasos até chegar a uma recusa explícita em aparecer na organização. Ficar com um nó no estômago cada vez que pensa em ir trabalhar e ter dificuldade para acordar de manhã podem ser sinais de que o seu chefe é um idiota.
Muda de ideias constantemente
Se o seu chefe muda de opinião de cada vez que fala, provavelmente estará na presença de um idiota. Ter de manhã uma opinião, após o almoço outra e ao final da tarde não saber com toda a certeza que decisão tomar, origina ansiedades e mal-estar. Este comportamento para o colaborador é altamente frustrante, pois desencadeia vários falsos começos. Se cada vez que está a iniciar uma tarefa, esta muda, desperdiça-se, por vezes, todo o trabalho desenvolvido. O colaborador fica refém do “capricho” do chefe, sentindo-se desamparado e perdido.
Mente
Um chefe que mente não é confiável e não existe base para um relacionamento produtivo. A confiança é a pedra basilar para qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. Se o chefe mente, inventa desculpas para assumir os seus erros e falhas então claramente estamos na presença de um idiota.
Por fim, lembre-se que o idiota nunca está contente e para ele o que faz nunca é suficiente. Ainda que faça tudo, o idiota vai querer sempre mais. Por isso escolha ser vítima ou vencedor.
DEScomplique!