Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Preparar um piquenique: o que não pode esquecer

Preparar um piquenique: o que não pode esquecer

Os piqueniques são uma forma de juntar família e amigos num ambiente descontraído e próximo da natureza. Veja o que não pode esquecer de preparar e levar no cesto.

Pinterest Google+
PUB

Local

Existem locais assinalados, que estão preparados para piqueniques. Muitos parques disponibilizam infra-estruturas como grelhadores, água, casa-de-banho e espaços para as crianças. Se pretende fazer fogo, é importante que procure um destes espaços. Caso contrário, pode também optar por outro lugar mais isolado, onde tenha privacidade e espaço para si e para os seus convidados. Pode optar pela praia, montanha, campo ou rio.

 

Tempo

Certifique-se de que o tempo estará ameno. Demasiado calor aumenta o perigo de detioração dos alimentos. Ao procurar um local, escolha uma sombra.

 

Comida

Este é o ponto crucial na preparação de um piquenique. O primeiro passo é fazer uma listagem das pessoas e pensar nas necessidades especiais, isto é, se vão estar presentes crianças, vegetarianos ou idosos, por exemplo. O ideal é optar por pratos frios, que podem ser comidos à mão e em doses individuais. Exemplo: sanduíches, frango assado, tortilhas, folhados, quiches, rissóis, panados, etc.

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS FLUVIAIS A VISITAR DE NORTE A SUL

 

Bebidas

É importante que leve bebida suficiente para todos. Um garrafão de água, sumos naturais, limonada e vinho ou cerveja para os adultos. Considere fazer uma sangria de frutos. Leve uma geladeira com gelo para manter as bebidas frescas e não se esqueça do saca-rolhas.

 

Prevenção

Não há nada pior do que ver um piquenique perfeito arruinado pelos mosquitos ou formigas. Compre repelente de mosquitos e espalhe-o à volta da manta. Compre spray anti-mosquitos para o corpo. Pode ainda acender alguns paus de incenso, que afasta os insetos. Outro aspeto a ter em conta é a protecção solar e protecção contra os meios naturais, como vento ou sol.

 

Equipamento

Não esqueça a toalha ou manta. Se o grupo é grande, opte por levar várias mantas e espalhe-as em círculo. Se tiver espaço, junte algumas almofadas e cadeiras desdobráveis. Quanto ao cesto de piquenique, procure um modelo tradicional em verga, com copos, pratos, talheres e guardanapos. Este acessório torna a experiência mais divertida. Para a comida, prefira uma geladeira com termo-acumuladores para conservar os alimentos em boas condições.

 

Grelhados

Se optar por um parque com grelhador, este ponto está tratado. Caso não disponha desta infra-estrutura, pode optar por levar um grelhador a carvão ou saiba que existem grelhadores para utilização única, prontos a usar, disponíveis nos supermercados.

 

Opções saudáveis

Quando pensamos em piqueniques, lembramo-nos imediatamente de salgados e batatas fritas. Experimente opções mais saudáveis, como várias saladas frias: salada de massa, salada verde mista, salada grega, salada de brócolos, salada de feijão-frade, salada de couscous. Estas deverão ser temperadas apenas quando forem consumidas. O molho deverá ir num recipiente à parte e prefira o molho de vinagrete, que não se estraga com facilidade. Não use ovo ou maionese.

 

Entretenimento

No final da refeição, podem usufruir do ambiente por várias horas. Leve raquetes, bola de futebol, cartas e jogos de mesa divertidos, como o Party and Co ou Pictionary. Divida o grupo em equipas e façam charadas. Estimule as crianças a experimentarem jogos tradicionais, como corrida de sacos. Pode levar uma tenda para as crianças mais pequenas fazerem a sesta e uma rede, para pendurar entre duas árvores.

 

Limpeza

No final, é importante ter à mão sacos do lixo para recolher os restos de comida e pratos, copos e talheres de plástico. Não esqueça toalhitas húmidas para limpar as mãos.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Conhece a psicologia dos emojis?

Próximo artigo

Antes de sair... prepare a sua casa para as férias