Home»VIDA»SOCIEDADE»Como pode o smartphone ajudar a salvar-lhe a vida?

Como pode o smartphone ajudar a salvar-lhe a vida?

Desde as coisas mais simples como a lanterna até à definição de contactos de emergência, a verdade é que os smartphones têm inúmeras funcionalidades que podem ajudar em momentos de maior aflição.

Pinterest Google+

Quando olhamos para um smartphone pensamos nas suas funcionalidades que mais usamos, como fazer chamadas ou enviar mensagens, navegar pela internet e redes sociais ou até mesmo jogar ou ver vídeos. No entanto, trazem muitos outros benefícios que em alturas de maior aflição se podem provar bastante úteis. As seguintes sugestões são da Wiko.

 

Contacto de emergência
Ter um contacto de emergência definido no smartphone pode ser útil caso percas o equipamento ou, na pior das hipóteses, se te vires em apuros ou envolvido num acidente. O contacto de emergência permite aceder a todas as informações colocadas sem que seja necessário desbloquear o smartphone e fazer uma chamada ou enviar uma mensagem em caso de emergência sem perderes tempo valioso. Adicionar um contacto de emergência é muito simples: basta ires às definições do teu smartphone e procurares por “informações de emergência” – dependendo do modelo, poderás encontrar esta opção em “utilizadores”.

 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA CONSEGUIR AFASTAR-SE DO SEU SMARTPHONE

 

GPS
Nunca estarás perdido se utilizares o GPS do teu smartphone. Graças ao Google Maps, podes encontrar uma estrada nas proximidades, um posto de gasolina ou qualquer local a que te queiras dirigir. A aplicação pode ser utilizada em offline de forma a não gastares dados móveis e para isso basta fazeres o download do mapa para o utilizares mais tarde. Como? Vai ao “Google maps” e clica no menu do lado esquerdo, depois escolhe “mapas offline” e “selecione o seu próprio mapa”. Escolhes a região que pretendes transferir para utilizar em offline e clicas em “transferir”.

 

Meteorologia
Graças às previsões meteorológicas presentes em diversas aplicações que temos nos smartphones conseguimos estar preparados para o que o dia nos reserva: assim não tens problema em sair de casa numa manhã de sol e regressar entre chuvas e trovoadas pois estás sempre informado e precavido.

 

VEJA TAMBÉM: PARA DORMIR BEM É PRECISO DESLIGAR O SMARTPHONE 30 MINUTOS ANTES

 

Lanterna
As lanternas embutidas na maioria dos smartphones são já verdadeiras salva-vidas e insubstituíveis numa situação de emergência. Podem ser utilizadas para, por exemplo, chamar a atenção de socorristas em caso de acidente durante a noite ou, em situações mais comuns, ajudar a chegar a uma verdadeira lanterna em casos de quebra de energia.

 

Claro que além destas funcionalidades que vêm já em todos os smartphones, podes sempre configurar o teu equipamento à tua maneira e optar por instalar novas aplicações que se enquadrem nas tuas necessidades.

 

Artigo anterior

No mês das castanhas… não lhe faltam festas, feiras e festivais dedicados

Próximo artigo

Feno grego: sabor e versatilidade terapêutica na Ayurveda