Home»BEM-ESTAR»CORPO»Como os mais próximos atrapalham na perda de peso

Como os mais próximos atrapalham na perda de peso

Uma mulher confiante é uma mulher sensual. Mulheres que vivem num ambiente onde são constantemente alvos de crítica relativamente ao seu peso tendem a ganhar ainda mais peso e a perderem-se no mundo da baixa autoestima. O verão, com a maior exposição, é a altura mais crítica.

Pinterest Google+
PUB

A autoestima é um assunto sensível. Ainda que todos falem deste assunto, é rara a pessoa que, sozinha, faz uma introspeção e detete esta característica – a falta dela, por assim dizer, como a barreira que não a permite pensar e caminhar além fronteiras.

 

Desde sempre, as influências provocadas pelos media e pelo mundo da moda são  impactantes na forma como nos sentimos.  No entanto, os padrões têm mudado. Já são aceites modelos plus-size, um nome que por si só pode ser ou não uma ofensa. Depende de quem o lê. Em alguns nichos do mundo da moda, o ‘feio’ é o novo belo. As medidas ’86-60-86’ têm caído em desuso. Sim, as notícias são boas, mas há uma coisa que não tem mudado: as críticas, os apontares de dedo, a pressão da sociedade, desde as redes sociais, aos nossos amigos e à casa onde vivemos.

 

Veja também: 11 formas de como a roupa nos pode ajudar a sentir mais confiantes

 
«A ideia aqui não é dar importância ao que os outros pensam de nós, mas sim aprendermos a projetarmos o nosso melhor EU, os nossos pontos fortes, a sabermos compor uma ’embalagem’ forte e com impacto, porque se parecemos confiantes isso irá ajudar-nos a sentirmo-nos dessa forma. E se nos sentimos confiantes vivemos melhor na nossa pele, cuidamo-nos mais, somos mais felizes e nós, e o mundo em geral, ganha imenso com isso», defende Ana Teresa Silvestre, consultora de imagem e cronista da Mood.

 

É verdade. Muitas vezes são as pessoas mais próximas que criticam severamente e deixam marcas. Um estudo liderado por Christina Logel, da Universidade de Waterloo, Canadá, sugere que as mulheres que vivem num ambiente onde são constantemente alvos de crítica relativamente ao seu peso tendem a ganhar ainda mais peso.

 

Veja também: Dieta para quem passa muito tempo sentado

 

Quando alguém se sente mal com o seu corpo há, por norma, a tendência de recorrer a entes queridos – família, amigos, namorados – para apoio e aconselhamento. E a resposta deles pode ter um efeito maior do que se possa pensar.

Artigo anterior

As variações do orgasmo feminino

Próximo artigo

Estar presencialmente com amigos faz bem à saúde