Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Como organizar o trabalho e a família

Como organizar o trabalho e a família

Para assinalar o Dia Internacional da Família, a 15 de maio, abordamos uma das maiores dificuldades de hoje em dia: gerir o tempo. As exigências laborais implicam muitas cedências, que acabam muitas vezes por prejudicar a família. Eis algumas dicas para colmatar essas lacunas. De certeza que as conhece bem. Vamos só fazer a revisão da matéria... e tentar aplicá-las.

Pinterest Google+

Tire proveito dos tempos modernos em que vivemos e da tecnologia que nos é oferecida e reaprenda a organizar-se a aproveitar a simplicidade da vida. Veja de seguida algumas ideias.

 

– Em primeiro lugar, pare de dizer que não tem tempo. Isso apenas significa que não está a organizar o tempo da melhor maneira. É necessário que defina prioridades e o tempo de execução para cada uma delas.

 

VEJA TAMBÉM:  AS FAMILIAS DAS CELEBRIDADES

 

– Arranje uma agenda. Vai ajudar muito ter as tarefas necessárias a cumprir nesse dia escritos na agenda. Assim irá garantir que não esquece de nenhum compromisso. Anote as suas reuniões ou trabalhos importantes, as do seu companheiro e as reuniões e atividades da escolinha do membro mais pequenino da família.

 

– Comunique. A comunicação é parte da nossa essência e é assim que nos expressamos. Existe a necessidade de comunicarmos com os que mais gostamos, por isso não se retraia e expresse o seu amor. Mesmo sem ser na sequência de algo, puxe o seu marido e/ou o seu filho e diga que os ama. Os adultos e as crianças precisam de ouvir isto, ainda que o saibam.

 

VEJA TAMBÉM: AS FAMÍLIAS MAIS INFLUENTES DA ATUALIDADE

 

– Saia. Não fique em casa ao fim de semana. Mude de roupa e saia com a sua família, mesmo que, depois de uma semana intensiva de trabalho, lhe apeteça ficar a descansar. A sua família também precisa de si, da sua atenção. Se ficar em casa nos momentos de folga a descansar, não está a aproveitar os momentos livres de stress para viver a vida junto dos que ama.

 

– Quando não puder ir buscar o seu filho à escola, faça questão que alguém que o/a ama muito o vá buscar. Mas não relaxe por completo, ligue-lhe e fale com ele/ela para saber como foi o seu dia. Assim, apesar de não estar perto, está a mostrar-lhe que se preocupa e que quer saber e fazer parte do seu dia-a-dia.

Artigo anterior

Quando um relógio se transforma na mota mais cara do mundo

Próximo artigo

Estudo: 94% das famílias portuguesas consideram-se imperfeitas