Home»Uncategorized»Como não adoecer no tempo frio: proteja-se!

Como não adoecer no tempo frio: proteja-se!

Com a chegada do Inverno e a descida da temperatura ambiente, com dias mais frios, é importante estarmos atentos às medidas de proteção para prevenir o seu impacto negativo.

Pinterest Google+
PUB

A exposição ao frio pode ter consequências nocivas para a saúde, particularmente nos bebés e em pessoas idosas (porque têm menor perceção das alterações da temperatura), bem como nas pessoas com doenças crónicas, nomeadamente, cardíacas e respiratórias. Também as pessoas que têm redução da mobilidade, que estão mais isoladas ou em situação de exclusão social têm maior risco de complicações.

 

Conforme a temperatura exterior que se faz sentir, devemos ter alguns cuidados e tomar medidas preventivas.

 

Segundo as recomendações da Direção Geral da Saúde:

  • 10ºC/15ºC – agasalhe-se e hidrate-se
  • 5ºC/10ºC – ingira sopas e bebidas quentes e use luvas, cachecol, gorro para proteger as extremidades
  • 0ºC/5ºC – tenha cuidado com a formação de gelo, já que pode provocar quedas
  • <0ºC – evite sair à rua e expor-se ao frio extremo.

 

Quais as doenças mais frequentes no inverno?

As temperaturas mais baixas favorecem a circulação dos vírus que provocam doenças respiratórias, como por exemplo, o vírus da gripe, pelo que estas são mais frequentes na altura do Inverno. A gripe ocorre, geralmente, entre novembro e março, pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano). Evite contacto com pessoas doentes e evite permanecer locais fechados com aglomeração de pessoas! Siga a etiqueta respiratória, lave as mãos com frequência e quando tossir ou espirrar proteja a boca com um lenço de papel ou com o cotovelo. Se estiver doente, use máscara no contacto com outras pessoas para evitar o contágio.

 

Como proteger-se do frio?

De uma maneira geral deve ter em atenção a três aspetos diferentes: a nutrição, à desidratação e ao conforto térmico.

  1. Como fazer a alimentação:

Faça varias refeições ao longo do dia. Coma com a frequência habitual, em especial sopas e bebidas quentes (leite, chá). Prefira alimentos ricos em nutrientes, para ajudar o sistema imunitário no combate a infeções e doenças características desta época. Coma fruta e legumes todos os dias.

 

  1. Como manter-se hidratado:

Uma boa hidratação é fundamental para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, como as infeções respiratórias. Beba líquidos ao longo do dia. Evite bebidas alcoólicas! O álcool causa aquecimento, mas provoca vasodilatação com perda de calor e consequente arrefecimento do corpo, ou seja, proporciona uma falsa sensação de calor.

 

  1. Dicas para manter a temperatura:

Mantenha-se agasalhado, mesmo dentro de casa. Use várias camadas de roupa, como uma “cebola”, em vez de uma única muito grossa, para manter o corpo quente. Use roupas folgadas e calçado adequados à temperatura ambiente, protegendo as extremidades: mãos, pés e cabeça. Use luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado antiderrapante.

Tenha atenção às fontes de aquecimento, Mantenha os espaços arejados. Abra um pouco um pouco a janela/porta na altura mais quente do dia, para evitar acumulação de gases, em particular, se usar equipamentos de combustão. Durante a noite, promova a circulação de ar, não fechando completamente o quarto.

Mantenha a temperatura da habitação entre os 19 ºC e os 22ºC.

 

Adaptações ao exercício físico:

Mantenha-se ativo e pratique exercício físico pois este aumenta a produção de calor e a circulação sanguínea.

Tente não fazer treinos muito intensos, sobretudo ao ar livre. Se realizar exercício no exterior, utilize vestuário adequado, evite o arrefecimento do corpo e tenha atenção às condições do piso para evitar quedas.

Beba bastante água durante a atividade física para evitar a desidratação.

Quando em repouso, faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas para evitar o arrefecimento do corpo.

 

Neste inverno, evite as doenças características da estação do ano. Evite a exposição prolongada ao frio, mudanças bruscas de temperatura e permanecer em locais com aglomerados de pessoas. Reforce a alimentação e a nutrição e mantenha-se quente. Esteja também atento às pessoas mais vulneráveis à sua volta. Proteja a sua saúde e a dos outros!

Artigo anterior

Em época de excessos… reduza o desperdício

Próximo artigo

Alimentação na época natalícia: a culpa no centro da mesa?