Home»GLAMOUR»BELEZA»Dermatologista explica como limpar os pincéis de maquilhagem

Dermatologista explica como limpar os pincéis de maquilhagem

Pincéis de maquilhagem sujos podem fazer (e muito) mal à pele, desde promover a acne a erupções cutâneas. Além de conservarem resíduos de produtos, sujidade e óleo, estes pincéis são um terreno fértil para as bactérias. Por isso mesmo, dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia resolveram explicar como manter o kit de pincéis bem limpo.

Pinterest Google+

«Pincéis de maquilhagem sujos podem irritar a pele e causar infeções por fungos, E. coli ou uma infeção por estafilococos, e esta última pode ser muito séria», diz a dermatologista Annie Chiu. «Para proteger a pele e matar qualquer bactéria prejudicial que permaneça nos pincéis de maquilhagem é essencial lavá-los a cada 7 a 10 dias», explica.

 

Como? Pode ver no vídeo que se segue (em inglês) ou ler os passos que lhe indicamos abaixo.

 

 

Assim, a dermatologista recomenda os seguintes passos:

– Lave as pontas dos pincéis com água corrente morna para remover a maquilhagem residual. Enxaguar a ponta apenas, pois submergir toda a cabeça da escova acabará por dissolver a cola que liga a cabeça da escova à pega.

 

– Encha uma tigela com água morna e uma colher de sopa de champô suave para bebés. Usar sabão comum e água pode secar os fios.

 

– Agite a ponta do pincel na tigela. Para fazer espuma, pode massajar aponta do pincel na palma da mão.

 

– De seguida, lave os pincéis debaixo de água corrente.

 

– Continue a enxaguar até que a água saia dos pelos.

 

– Esprema o excesso de humidade com uma toalha de papel limpo e seco.

 

– Coloque os pincéis para secar com as pontas penduradas na borda de uma mesa. Não seque os pincéis  na vertical num recipiente, pois isso fará com que a água escorra pelos cabos, soltando a cola que liga o cabo à escova.

 

Além disso, aconselha a dermatologista, «nunca partilhe os seus pincéis de maquilhagem com mais ninguém e lave-os com frequência. E se suspeitar que a sua maquilhagem está a causar acne ou outra irritação na pele, marque uma consulta num dermatologista certificado».

 

 

Artigo anterior

As marcas de sapatos mais caras do mundo

Próximo artigo

Como melhorar o seu relacionamento?