Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Como lidar com a resistência de quem me ouve?

Como lidar com a resistência de quem me ouve?

Ao ajudar pessoas a comunicarem melhor, seja através de treino ou de coaching, duas das ideias que mais partilham comigo são: «Ela não entende nada do que lhe digo!» e «Já não sei o que dizer mais!». Também já lhe aconteceu?

Pinterest Google+
PUB

Como fazer então? Como lidar com a resistência da outra pessoa ao que queremos dizer? 

1 – Aceite e Reconheça o que a outra pessoa diz usando as palavras que ela usou. Alguns exemplos são: “Percebo que vês x/y/z como importantes para este assunto”; “vejo que x/y/z é importante para ti”; “parece-me que estás a ver x como importante para …”. Aceitar e reconhecer pode ser mais do que isto e passa muito por isto. Existem especificidades que requerem outras ações e atenção, talvez até ajuda especializada.

 

2 – Substitua o “mas” pelo “e” na sua comunicação, depois de Aceitar e Reconhecer o ponto de vista da outra pessoa. Quer seja para clarificar algo que disse, para perguntar o que a pessoa quer dizer ou para passar uma instrução do que é para ela fazer. Em vez “[o que o outro disse] MAS ….” diga “[o que o outro disse] E ….”. Verá que fará uma enorme diferença!

 

Quer exemplos? “A tua ideia é válida, mas teria custos grandes.”, “O teu resultado este mês foi bom, mas vou escolher a Raquel para …”, “Gosto muito de ti mas já tinha combinado ir com eles…”. E agora: “A tua ideia é válida e imagino que teria custos grandes.”, “O teu resultado este mês foi bom e vou escolher a Raquel…”, “Gosto muito de ti e já tinha combinado ir com eles…”. Qual das duas formas estabelece maior ligação, gera menor resistência? Acredito que consegue reconhecer o impacto diferente que tem! Por isso, já sabe… ponha em prática.

 

Veja também: Gostaria de trabalhar em casa?

 

Lembre-se: faça isto de forma alinhada e congruente. O ser humano é mestre a detetar congruência (e a falta dela) na comunicação da outra pessoa. Infelizmente, parece que somos menos aptos a auto observar a nossa comunicação e a nossa congruência. Acredito que pela falta de prática. Mas isso é algo que se treina!

 

É natural que ao início estas alterações na comunicação lhe pareçam estranhas, difíceis ou talvez não obtenha imediatamente o resultado que esperava. Faz parte do processo e da aprendizagem. Continue. Vai ver que recompensa.

20

Artigo anterior

Condé Nast Traveller revela 'hot list' dos melhores novos hotéis do mundo

Próximo artigo

Estigmas com o peso começam logo em criança, revela estudo