Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Roda da Vida: Como está a sua vida hoje?

Roda da Vida: Como está a sua vida hoje?

Na correria da vida diária, não temos tempo para estar com a nossa família e amigos, nem para fazer algum exercício físico ou cuidar da saúde. Também não temos tempo para meditar, desenvolver a espiritualidade e o nosso Eu. Recorra à Roda Vida e analise agora a sua vida pessoal, profissional, os relacionamentos e a qualidade de vida que mantém.

Pinterest Google+

Não paramos para avaliar o resultado das nossas ações e não percebemos que muitas das nossas atividades beneficiam, diretamente, apenas uma ou outra área da nossa vida. Além disso, buscamos resultados diferentes agindo sempre da mesma forma, ligados no “piloto automático”.

 

Com o tempo, o facto de não olharmos para outros aspetos da nossa vida pode resultar em frustração, ansiedade e estresse, o que nos leva a perguntar se todo o esforço e tempo investidos, sempre nas mesmas áreas, valeram mesmo a pena.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA SE ESTÁ EM CONTACTO COM AS SUAS EMOÇÕES

 

Podemos evitar estes sentimentos contraditórios e olhar a vida por um outro ângulo. É preciso identificar quais são as áreas que nos podem ajudar a obter o equilíbrio e a melhorar o desempenho em outros setores, se colocarmos um pouco mais de energia nelas.

 

O primeiro passo para se ter uma visão mais ampla do seu momento atual é começar a olhar para si mesmo, avaliar as diversas áreas e perceber se a sua vida hoje está próxima de como gostaria que estivesse. Mas como fazer isso?

 

No coaching, existe uma ferramenta chamada Roda da Vida, que nos permite analisar a vida pessoal, profissional, os relacionamentos e a qualidade de vida, além de identificar os principais pontos que precisam de um pouco mais de atenção e ação para que se alcance melhores resultados.

 

VEJA TAMBÉM: APRENDA A AUMENTAR A AUTOESTIMA

 

Pode fazer o seguinte exercício para avaliar cada uma destas áreas, pensando no seu momento atual. Desenhe um círculo, como o da imagem abaixo, e divida-o em doze pedaços. Nomeie cada um da seguinte forma: saúde e disposição; desenvolvimento intelectual; equilíbrio emocional; realização e propósito; recursos financeiros; contribuição social; família; relacionamento amoroso; vida social; hobbies e diversão; plenitude e felicidade; espiritualidade.

 

Agora olhe para cada uma destas doze áreas e pontue-as, de 0 a 10, conforme a sua satisfação com cada uma delas. A seguir, observe a imagem e veja quais são as áreas que estão como deseja e quais poderiam melhorar para que possa ter uma vida mais plena. Como se sente ao ter esta perceção?

 

Após fazer este exercício e chegar às suas conclusões, é o momento de colocar estas melhorias em prática! Pergunte-se: «O que posso começar a fazer, a partir de hoje, para ter uma vida melhor e mais equilibrada?». Com foco e determinação você pode mudar a sua vida para melhor!

roda da vida

 

Artigo anterior

Exposição mostra arte de doentes de Parkinson

Próximo artigo

Rota das camélias: à descoberta destas flores orientais no norte de Portugal