Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Como emagrecer segundo a medicina tradicional chinesa

Como emagrecer segundo a medicina tradicional chinesa

Numa ótica de equilíbrio do corpo e da sua energia, a medicina tradicional chinesa propõe alternativas às dietas convencionais e sugere alguns alimentos que podem ajudar a manter o organismo saudável durante todo o ano.

Pinterest Google+

Com o aproximar do verão as preocupações com as dietas e o exercício aumentam e a maioria das pessoas recorre a dietas rápidas prejudiciais para a saúde, muitas vezes com recurso a medicamentos. Além de estarem a prejudicar o corpo, o equilíbrio e a energia do organismo são postos em causa, envolvendo um efeito de ansiedade que contribui para a dificuldade em perder peso.

 

«A maioria das dietas acaba por ser uma lista do que não comer e o efeito psicológico que isso tem é extremamente negativo para qualquer processo. É muito importante que se tenha em atenção que na MTC não prescrevemos uma fórmula única de emagrecimento porque trabalhamos sempre holisticamente e para cada caso. Apesar de o melhor momento para perder peso ser em setembro, podemos indicar alguns cuidados que vão ajudar, mas a perda de peso nunca deve ser o objetivo, mas sim um efeito colateral que surja naturalmente com a mudança de alguns hábitos», explica Hélder Flor, terapeuta e especialista em medicina tradicional chinesa.

 

Veja também: Estas trocas de aliementos ajudam a perder peso

 

A dieta formulada pela medicina tradicional chinesa adequa a alimentação à constituição, atura do ano e à saúde da pessoa, mas há princípios de tonificação do baço (principal órgão responsável pela retenção e acumulação de gorduras) que podem ser seguidos por praticamente todas as pessoas, sem o recurso a fármacos e métodos invasivos, como indica o terapeuta.

 

«Através da medicina tradicional chinesa, mais especificamente da acupunctura em conjunto com a fitoterapia (utilização de plantas medicinais), os pacientes vão conseguir construir e conservar energia para que o organismo funcione de forma correta, e ao mesmo tempo combater os principais fatores que levam o nosso corpo a armazenar gorduras: níveis elevados de ansiedade e privação de sono», explica Hélder Flor.

 

Veja também: Sabe qual é o fruto mais indicado para si?

 

Segundo o terapeuta, através desta abordagem, a perda de peso vai ser mais fácil, pis não será necessário recorrer a excessos. Quando o paciente consegue conservar mais energia, o desejo de comer compulsivamente irá, também, naturalmente diminuir.

 

Veja na próxima página alguns conselhos para tornar a perda de peso mais fácil de acordo com a medicina tradicional chinesa.

Artigo anterior

Campanha alerta jovens para perigos dos mergulhos

Próximo artigo

Looks para um sunset ou festival