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Como diminuir a tensão pré-menstrual através da alimentação

Os sintomas da tensão pré-menstrual não são um mito. Algumas mulheres ficam com mau humor, com dores de cabeça ou com cólicas. No entanto, existem alguns alimentos que podem amenizar estes sintomas. Veja quais são.

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  • Os chás são um forte aliado para combater as cólicas menstruais, pois possuem uma ação inflamatória, calmante, antiespasmódica e ajudam a combater a retenção de líquidos. Os chás mais recomendados são o de framboesa, de erva-cidreira, de camomila e de gengibre.

 

  • Alimentos ricos em ácidos gordos de origem vegetal possuem propriedades anti-inflamatórias. Encontram-se nas sementes de linhaça, nas amêndoas, nas nozes, no abacate etc.

 

  • A soja e os seus derivados são bons aliados. As isoflavonas presentes neste tipo de alimentos ajudam a reduzir a cólica abdominal e o inchaço dos seios.

 

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  • Durante a menstruação, a mulher fica desidratada e inchada. O ideal é beber muita água durante o dia. Outra opção são os legumes refrescantes, como o pepino que, além de ter uma ação diurética, irá melhorar a sensação de secura.

 

  • Consuma alimentos integrais que contêm muitos hidratos de carbono, como o pão, as frutas e os legumes com bastante fibra. Estes alimentos aumentam os níveis de serotonina e têm um efeito calmante.

 

  • A laranja é rica em vitamina B1, uma boa aliada contra as dores menstruais.

 

  • O sal deve ser evitado ao máximo. Provoca retenção de líquidos, deixando-a inchada.

 

  • Evitar a cafeína é importante. Pode ser encontrada no café, no chá preto e em refrigerantes. Esta substância tem propriedades estimulantes que podem aumentar a irritabilidade durante a tensão pré-menstrual.

 

 

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