Como criar um mealheiro em família
Seja nos subsídios de férias e de Natal, na devolução do IRS ou através de outra qualquer receita extra, esta é oportunidade perfeita para economizar e criar o seu colchão financeiro. Veja como o fazer, na altura em que se assinala o Dia Internacional da Família, a 15 de maio.
No mundo das finanças pessoais, regra geral, recomenda-se pôr de parte toda ou a maioria de qualquer renda extra que se receba. Supõe-se que com o salário consiga cobrir, pelo menos, as necessidades principais e o restante deve poupar, para salvaguardar alguma despesa adicional ou investimento no futuro.
No entanto, a realidade nem sempre é esta e os pagamentos extras vão tão rapidamente quanto chegam. Aparecem na sua conta geralmente em dois períodos-chave do ano em que as despesas se multiplicam: verão e Natal. Mas muitas pessoas investem tudo numas boas férias ou em presentes para a família.
O ideal seria não incluir os pagamentos extraordinários no esquema de gastos anuais, e sim colocá-los de parte, pelo menos uma percentagem.
Desta forma, será capaz de iniciar a máquina de poupança e começará a ver o seu mealheiro engordar a pouco e pouco. Para evitar que o dinheiro voe, siga as dicas da Adecco na galeria acima.
VEJA TAMBÉM
COISAS DIVERTIDAS PARA FAZER SEM GASTAR DINHEIRO
FINANÇAS FAMILIARES: COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DINHEIRO NO CASAL
ESTUDO: O EXERCÍCIO DEIXA-NOS MAIS FELIZES DO QUE O DINHEIRO