Home»VIDA»CARREIRA»Já não suporta o seu colega? Saiba como conviver num open space

Já não suporta o seu colega? Saiba como conviver num open space

Dê uma gargalhada se estiver a sentir isto neste momento. Agora leia: ninguém disse que é fácil conviver diariamente muitas horas com colegas de trabalho. Por isso, Pamela Eyring, presidente da Escola de Protocolo de Washington, deixa algumas dicas de comportamento em ambientes de trabalho partilhados.

Pinterest Google+
PUB

Com todo o tempo que passamos no local de trabalho, é importante cada trabalhador tentar minimizar motivos de conflito para reduzir o stress e garantir o bem-estar psicológico de todos. Promova o bom ambiente.

 

Controle o volume

Os espaços de trabalho abertos são cada vez mais comuns nas empresas. Isso cria um problema de ruído pois, por vezes, são centenas de pessoas a falar no mesmo espaço. Certifique-se de que mantém o tom de voz baixo quando fala com alguém ou mesmo ao telefone. No caso de ter de fazer uma chamada que prevê mais barulhenta ou de estar a ter uma conversa demorada, prefira uma sala fechada ou mesmo sair do espaço de trabalho.

 

Mantenha a cozinha limpa

As cozinhas são espaços que criam conflitos entre os colegas. Ou porque alguém deixou uma caixa com comida esquecida no frigorífico durante dias e o cheiro é insuportável ou porque alguém trouxe bacalhau para o almoço e, ao aquecer a comida, o cheiro espalhou-se pelo escritório. Certifique-se de que todos os dias leva o que é seu para casa e lave os pratos e talheres após a sua utilização.

 

VEJA TAMBÉM: COMO LIDA COM COLEGAS DE TRABALHO DIFÍCEIS?

 

Se pede emprestado, devolva!

Não é agradável quando um colega leva o agrafador emprestado, a tesoura ou uma caneta sem pedir. Pior ainda, é se pedem o material emprestado mas sem prazo de devolução, obrigando a que tenha de pedir, por sua vez, emprestado a outra pessoa ou tenha de procurar o colega que tem o seu material.

 

Respeite horários

O tempo é muito valioso quando falamos de trabalho. Ou porque há um prazo a cumprir para entregar determinado projeto ou porque queremos terminar o trabalho a tempo de ir buscar os filhos à escola. Assim, seja consciente do tempo dos outros e chegue a tempo às reuniões marcadas e cumpra os seus compromissos.

 

Evite mexericos

Os escritórios são sempre ninhos para mexericos e, a maior parte de nós, é em alguma altura vítima ou parte de um. Mas saiba que mexericos causam conflitos e infelicidade entre colegas de trabalho. Não participe destas conversas nem estimule o maldizer.

 

Respeite a privacidade

Uma das queixas mais frequentes de quem trabalha num espaço aberto é a falta de privacidade. Quantas vezes acontece estar a escrever um email e sentir o olhar do colega do lado no seu computador ou receber uma chamada pessoal e perceber que alguém está a ouvir a conversa? Respeite a privacidade dos outros de forma a ser respeitado também.

 

Partilhe os louros

Em projetos de equipa, saiba dividir os elogios recebidos. Para um ambiente de trabalho feliz, todos devem sentir-se apreciados. Quando assume o papel de líder de projeto, não esqueça de elogiar e apreciar o trabalho dos outros.

Cuidado com a linguagem

Estar rodeado de colegas de trabalho não é o mesmo que estar rodeado de família e amigos. Num ambiente de trabalho, é possível que haja pessoas de várias religiões e com códigos morais diferentes. Como tal, evite dizer palavrões, seja educado e evite piadas duvidosas ou julgamentos morais.

 

Cuidado com os cheiros

Algumas empresas já adotaram uma política anti-fragrâncias para diminuir problemas de alergias, dores de cabeça e outras reações a perfumes, aftershaves e outros cheiros. Como tal, seja consciente do seu odor e evite perfumes fortes durante o horário de trabalho. Prefira trazê-lo na carteira e aplicá-lo à saída.

 

Cuidados de higiene

Saiba que o local de trabalho não é de todo o lugar indicado para cuidar da sua higiene pessoal. Coisas como cortar ou limar unhas, arrancar pelos ou usar o fio dentário são proibidas. Se tem de retocar a maquilhagem, use a casa-de-banho.

 

 

Artigo anterior

Sente-se desvalorizado? Como lidar com essa frustração?

Próximo artigo

Afinal o sushi é ou não saudável?