Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Como combinar a cozinha com a sala de estar?

Como combinar a cozinha com a sala de estar?

O estilo de divisão aberta que nos permite liberdade e versatilidade requer planeamento adicional para criar um espaço único, distinto e fluído. Veja como o conseguir.

Pinterest Google+

A ausência de fronteira entre a cozinha e a sala de estar e/ou a sala de jantar permite-nos mover facilmente entre os diferentes espaços. Se gosta do estilo aberto (open rooms) é porque gosta de se movimentar livremente.

 

Combinar a cozinha com a sala de estar num espaço grande e prático é um desafio. Queremos criar um espaço único e contínuo entre a cozinha e a sala de jantar (ou sala de estar), mas sem perder a identidade de cada um dos espaços. O estilo de divisão aberta que nos permite liberdade e versatilidade requer planeamento adicional para criar um espaço único, distinto e fluído.

 

As cores

Combinar as cores dos dois (ou três) espaços tanto pode criar continuidade como divisão dos espaços. Se não se sentir à vontade para coordenar várias cores, escolha apenas três cores que possa combinar facilmente entre a cozinha e as salas. Combine uma cor quente, uma fria e uma neutra. Neste projeto, a paleta de cores escolhida foi o branco, azul petróleo, castanhos, taupe, linho, carvalho e wenguê chocolate — um pouco complexo, confessamos.

 

Cozinha

A cozinha estará sempre visível a partir da sala de estar —onde descansamos— por isso, é importante que goste da cozinha que vê. É importante criar móveis que permitam arrumos de fácil acesso para as coisas do dia a dia, mas que não queremos ter à vista.

 

Família

As casas são para usar, confortavelmente, por isso temos sempre em atenção todos os que a habitam e os que virão.

– Aplicar uma carpete de pelo baixo de fácil manutenção,

– As cortinas são de tecido lavável

– Mantivemos corredores largos para boa circulação.

 

Os detalhes

Combinar a cozinha com a sala de estar para se tornarem um faz-se eliminando barreiras, mas são certas divisões que fazem o espaço funcionar. Ao mesmo tempo que criamos fluidez entre a sala e a cozinha temos de os separar através de detalhes distintos, como uma peça de mobiliário (como a ilha da cozinha) ou uma mesa que liga ambos os lados. Ou então com diferentes cores na parede da cozinha e um papel de parede na sala. Se gostar de tudo branco, jogue com diferentes tipos de chão para dividir os espaços.

 

Veja agora imagens deste projeto na galeria acima.

Artigo anterior

Código de vestuário em casinos: o que devem as senhoras vestir?

Próximo artigo

Amuletos da sorte