Como combinar a cozinha com a sala de estar?
O estilo de divisão aberta que nos permite liberdade e versatilidade requer planeamento adicional para criar um espaço único, distinto e fluído. Veja como o conseguir.

A ausência de fronteira entre a cozinha e a sala de estar e/ou a sala de jantar permite-nos mover facilmente entre os diferentes espaços. Se gosta do estilo aberto (open rooms) é porque gosta de se movimentar livremente.
Combinar a cozinha com a sala de estar num espaço grande e prático é um desafio. Queremos criar um espaço único e contínuo entre a cozinha e a sala de jantar (ou sala de estar), mas sem perder a identidade de cada um dos espaços. O estilo de divisão aberta que nos permite liberdade e versatilidade requer planeamento adicional para criar um espaço único, distinto e fluído.
As cores
Combinar as cores dos dois (ou três) espaços tanto pode criar continuidade como divisão dos espaços. Se não se sentir à vontade para coordenar várias cores, escolha apenas três cores que possa combinar facilmente entre a cozinha e as salas. Combine uma cor quente, uma fria e uma neutra. Neste projeto, a paleta de cores escolhida foi o branco, azul petróleo, castanhos, taupe, linho, carvalho e wenguê chocolate — um pouco complexo, confessamos.
Cozinha
A cozinha estará sempre visível a partir da sala de estar —onde descansamos— por isso, é importante que goste da cozinha que vê. É importante criar móveis que permitam arrumos de fácil acesso para as coisas do dia a dia, mas que não queremos ter à vista.
Família
As casas são para usar, confortavelmente, por isso temos sempre em atenção todos os que a habitam e os que virão.
– Aplicar uma carpete de pelo baixo de fácil manutenção,
– As cortinas são de tecido lavável
– Mantivemos corredores largos para boa circulação.
Os detalhes
Combinar a cozinha com a sala de estar para se tornarem um faz-se eliminando barreiras, mas são certas divisões que fazem o espaço funcionar. Ao mesmo tempo que criamos fluidez entre a sala e a cozinha temos de os separar através de detalhes distintos, como uma peça de mobiliário (como a ilha da cozinha) ou uma mesa que liga ambos os lados. Ou então com diferentes cores na parede da cozinha e um papel de parede na sala. Se gostar de tudo branco, jogue com diferentes tipos de chão para dividir os espaços.
Por Angela Pinheiro
Decoradora