Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Como aproveitar a casca dos ovos?

Como aproveitar a casca dos ovos?

Sabia que a cascas dos ovos podem ter inúmeras finalidades? Venha descobrir as sugestões para o seu reaproveitamento.

Pinterest Google+

Normalmente, quando usamos o ovo na alimentação, o destino final das cascas dos ovos é o caixote do lixo. Mas será que estamos a aproveitar a sua potencialidade? A resposta é não, não estamos a aproveitá-la devidamente. Numa altura de grande consumo mundial, precisamos redescobrir aquilo que usamos e conhecemos no nosso quotidiano. E porque não começarmos pelas cascas dos ovos?

 

Misture as cascas na terra

Isso mesmo, as cascas dos ovos servem como adubo natural das plantas. As cascas possuem elementos tão importantes como o cálcio, magnésio e proteínas, que contribuem para regular a acidez do solo e a melhorar o crescimento radicular das plantas. Experimente a adicionar nos seus vasos.

 

VEJA TAMBÉM: COMPOSTAGEM CASEIRA: COMO GERIR OS RESÍDUOS ORGÂNICOS E AJUDAR O AMBIENTE

 

Plante sementes em metades de casca de ovo

Se tiver crianças em casa, talvez possa ser uma tarefa interessante e divertida para partilhar com eles. Porque não aprenderem um pouco mais sobre a natureza? Antes de utilizar os ovos, tenha cuidado a parti-los. Parta-os em duas metades e em seguida coloque um pouco de terra no seu interior. Finalmente, adicione as sementes à sua escolha. Mais tarde vai ocorrer a germinação e as sementes darão origem a uma planta. Quando o rebento atingir uma certa altura (7-10 cm) transplante-o para um vaso maior.

 

Clareie a roupa

Pois é, parece uma das grandes funcionalidades destas cascas são as de conseguirem aclarar as roupas brancas que se tornaram amareladas ao longo de tantas lavagens na máquina. Coloque a(s) peça(s) de roupa num saco de pano, e no seu interior adicione algumas rodelas de limão e as cascas dos ovos previamente limpas e secas. Feche o saco e lave na sua máquina. Vai ver como resulta!

 

VEJA TAMBÉM: CARNE SEM VACAS E OVOS SEM GALINHAS? CONHEÇA O IMPACTO DA BIOTECNOLOGIA NO FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

 

Triture e misture as cascas dos ovos no verniz

Parece estranho? Como já referi anteriormente, as cascas dos ovos possuem cálcio e colagénio também, por isso, é ideal para ajudar unhas a crescerem brilhantes e saudáveis. Adicione apenas uma pequena porção do pó da casca de ovo ao frasco do verniz. De seguida misture bem para ficar uma mistura homogénea.

 

Faça pequenos objetos decoradores

Brinque com as suas crianças (se for o caso) e pinte e decore as cascas dos ovos. Com cuidado, antes de usar, faça um pequeno furo no cimo do ovo e remova o interior para a sua refeição. De seguida, lave, seque-as, e no final divirta-se com as crianças a fazer pequenos objetivos decoradores.

Artigo anterior

Lisbon Food Week junta na capital o mundo da gastronomia

Próximo artigo

Truques para aprender uma nova língua