Home»VIDA»CARREIRA»Pontos a não esquecer numa entrevista de emprego

Pontos a não esquecer numa entrevista de emprego

Estamos na altura do regresso ao trabalho. Para o mesmo ou para encontrar um novo emprego. Neste caso, a temida entrevista é um passo incontornável e é importante passar a imagem certa. Veja de seguida algumas recomendações a ter em conta.

Pinterest Google+

Estude a empresa: É importante que o entrevistador tenha a sensação que o candidato já está familiarizado com a empresa. Leia toda a informação disponível no site, procure conhecer os valores da empresa, o sua situação no mercado, os serviços que presta e a carteira de clientes. Compreenda qual poderá vir a ser o seu papel na estrutura da empresa.

 

Cuide da sua imagen: A fase da entrevista presencial é crucial. Como disse Yves Saint-Laurent: ‘Não temos uma segunda oportunidade de deixar uma primeira impressão’, por isso certifique-se de que deixa a impressão certa. O ideal é perceber de antemão que tipo de código vestimentar existirá e vestir-se de acordo. Lembre-se que ‘menos é mais’.

 

A apresentação: Quando estiver à frente do entrevistador, cumprimente-o com a palma da sua mão direita aberta e perpendicular ao solo. Mantenha uma distância de cerca 50 cm e o olhar fixo no olhar de quem o recebe, pois mostra segurança e respeito. Após a saudação, espere até ser convidado a sentar-se. Sente-se com as costas bem apoiada na cadeira, mantenha os pés firmes no chão e as mãos sobre a mesa ou cadeira.

 

VEJA TAMBÉM: SETE PASSOS ATÉ À PROMOÇÃO (SEGUNDO UMA GESTORA DE CARREIRAS)

 

Postura corporal: Os gestos, a forma de sentar, a forma de mexer as mãos durante o discurso, toda a linguagem corporal ganha importância numa situação destas. Tente descontrair antes da entrevista, e assegure-se de que não gesticula demais, pois isso pode distrair o seu entrevistador. Não cruze os braços, não brinque com o cabelo nem olhe para o relógio.

 

Mostre irreverência: As empresas procuram pessoas que façam a diferença, que tragam novidade e ideias frescas. A dose certa de irreverência na apresentação do currículo e na sua postura é positiva.

 

Valorize a sua formação: Os candidatos devem procurar fazer sempre formações que lhes permita adquirir mais competências pessoais e profissionais. Perceba o que pode enriquecer o seu currículo e aposte nessas áreas. Mostre disponibilidade para aprender.

 

VEJA TAMBÉM: QUER APAIXONAR-SE PELO SEU EMPREGO?

 

Destaque as atividades extracurriculares: As notas de curso são importantes mas a experiencia profissional vai revelar-se muito mais interesante para a empresa. Mesmo que ainda não tenha muita experiencia, não desdenhe pequenos trabalhos de verão, por exemplo. Estes podem mostrar ao empregador a sua veia empreendedora. Também atividades de voluntariado ou viagens são cada vez mais valorizados.

 

Seja coerente: O entrevistado tem poucos minutos para fazer uma leitura do candidato. Por isso certifique-se de que está a pasar a sua marca pessoal. O seu comportamento, imagen, currículo e discurso devem estar alinhados e em sintonia.

 

Mostre interesse: Foque-se durante a entrevista. Responde às perguntas com determinação e objetividade. E, caso esteja com dúvidas, peça esclarecimento delicadamente. Se lhe fizerem perguntas pessoais, não se alongue nas respostas. Não interrompa o entrevistador e mantenha a educação e a simpatia na medida certa.

 

Agora que já está preparado para uma entrevista, encontre aqui o seu futuro emprego.

 

Artigo anterior

Vai arrendar casa para férias?

Próximo artigo

Dicas para se levantar mais rápido da cama