Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Comida saudável ‘alicia’ a comer mais quantidades

Comida saudável ‘alicia’ a comer mais quantidades

Um novo estudo revela que a comida saudável leva a que as pessoas comam mais, precisamente, por ser “saudável”, logo o pensamento é: «Se é saudável, posso comer à vontade». Mas não é bem assim.

Pinterest Google+

Um grupo de investigadores da Universidade do Texas, EUA, realizou um novo estudo que teve como objetivo analisar a teoria: “Se é saudável, posso comer mais”. Os resultados mostraram que, quando um alimento (durante o estudo) era apresentado como sendo saudável, os participantes encomendavam porções de comida em maior quantidade, conforme noticia o site ‘Timeslive’.

 

Esta investigação contou com três momentos: numa primeira fase, os 50 participantes foram questionados sobre as suas atitudes e crenças em relação ao conceito do que é comida saudável e de que forma o consumo (de alimentos saudáveis) saciava a fome, no sentido de ser encontrada uma relação entre estes dois fatores.

 

No segundo momento do estudo, foram medidos os níveis de fome dos participantes depois de terem comido biscoitos, que foram apresentados como saudáveis.

 

Veja a galeria: Perca peso a comer às colheradas

 

Na última etapa, a equipa de investigadores recriou uma situação real: durante uma sessão de cinema, foram dispostos vários alimentos saudáveis com as respetivas etiquetas que descreviam o seu conteúdo. No final do filme, a ideia era avaliar a quantidade de comida encomendada pelos participantes e o que tinha sido, verdadeiramente, consumido.

 

Os investigadores concluíram que os participantes, uma vez que a comida era saudável, comeram muito mais do que a dose recomendada. O mesmo se verificou nos participantes que consideravam que os alimentos saudáveis enchem/engordam menos do que os alimentos não saudáveis.

 

Outra das descobertas, neste estudo, foi que os rótulos das embalagens que dizem ‘saudável’ influenciam a opinião e o comportamento do consumidor em relação a este tipo de alimentos.

 

Os indicadores deste estudo levaram a que os investigadores concluam que os rótulos dos alimentos saudáveis podem estar a contribuir para o aumento dos níveis de obesidade, em vez de reduzi-los.

 

No entanto, a equipa de investigadores também concluiu que quando as embalagens, dos alimentos saudáveis, destacam os aspetos nutritivos deste tipo de alimentos podem ajudar a reduzir excessos.

Artigo anterior

Descubra se é dependente do Facebook

Próximo artigo

Vou ser Peter Pan em 2016