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Comer cereais integrais acelera o metabolismo e aumenta a perda de calorias

Mudar de uma dieta rica em grãos refinados pode ajudar a atingir objetivos relacionados com a perda de peso. No estudo, as pessoas que consumiram uma dieta com grãos integrais, combinada com a dieta recomendada rica em fibras, perderam cerca de 100 calorias extras por dia devido ao aumento da taxa metabólica de repouso e maiores perdas fecais.

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Um novo estudo, publicado no ‘American Journal of Clinical Nutrition’, sugere que comer grãos integrais está relacionado com um aumento na perda de peso, uma vez que aumenta o metabolismo e reduz a quantidade de calorias que são mantidas durante a digestão.

 

O presente estudo ajuda a explicar o modo como os grãos inteiros e as fibras trabalham para beneficiar o controlo de peso e «dá credibilidade às associações relatadas anteriormente entre o aumento de grãos integrais e o consumo de fibra, menor peso corporal e uma melhor saúde», afirma Phil J. Karl, autor principal do estudo, segundo a ‘ABC News’.

 

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Os alimentos de grãos inteiros, arroz, aveia e produtos de cevada, por exemplo, incluem a camada mais externa, rica em nutrientes de grãos. Esta camada de fibra é removida, na grande maioria das vezes, durante o processo de refinação.

 

«Há basicamente três componentes », adiana Jennifer Ashton, correspondente de saúde feminina da ‘ABC News’. «Há o farelo, o gérmen e algo chamado endosperma que é onde se localiza a fibra, os antioxidantes e as vitaminas». Uma vez que no processo de refinação a fibra e a maioria dos nutrientes são despojados, os grãos refinados acabam por ser menos nutritivos e, por isso, menos benéficos para a saúde.

 

Para o estudo, providenciou-se comida aos participantes, homens e mulheres com idades entre os 40 e os 65, durante oito semanas. Nas duas primeiras semanas do estudo, todos os participantes comeram o mesmo tipo de alimento e as necessidades de calorias individuais foram determinadas. Após duas semanas, os participantes foram distribuídos aleatoriamente para comer uma dieta que incluía grãos inteiros ou grãos refinados.

 

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Os cientistas descobriram que aqueles que comiam alimentos de grãos inteiros queimaram um adicional de 100 calorias por dia, devido à sua maior taxa de metabolismo de repouso e maiores perdas fecais, quando comparado ao grupo que consumiu principalmente grãos refinados.

 

No entanto, o estudo apresenta uma lacuna: não comparou os consumidores de grãos a um grupo que evitou grãos completamente.

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