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«Comer bem é o principal exercício que podemos fazer»

Teresa Manafaia é personal trainer e fisiologista especializada em reabilitação cardíaca e composição corporal. Acaba de lançar o livro ‘Perder a Barriga sem Fazer Abdominais’. Como? Isso é possível? Foi o que quisemos saber.

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Porque decidiu escrever este livro?

Este livro surgiu com o objetivo de responder a questões pertinentes, de desconstruir alguns mitos relacionados com algo que todos os dias me chega através das pessoas que procuram a minha ajuda: «O que é afinal preciso para perder a barriga e manter-me em forma?»

 

O título é muito sugestivo. Como é possível perder barriga sem fazer abdominais? O que propõe?

Os músculos abdominais muitas vezes estão rodeados de uma camada de tecido adiposo, o que lhe tira definição, não se vê o six pack devido a esta camada de gordura. Esta camada não lhes pertence, pertence sim a todos sistemas que dela necessitem. Podemos usar gordura da região abdominal a fazer exercícios de perna, por exemplo.

 

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O que é necessário fazer na prática para se conseguir uma barriga lisa?

A alimentação é fundamental, preferindo alimentos naturais em vez de processados. Os alimentos naturalmente ricos em açúcar, como as frutas, podem ser incluídos na nossa alimentação, desde que em quantidades seguras.


‘Perder a Barriga sem Fazer Abdominais’Que papel tem a alimentação neste processo?

Tem um papel fundamental. Só come mal e continua sem barriga quem tem uma genética atípica. Comer bem é o principal exercício que podemos fazer, sem por isso reduzir a importância dos outros, pois nenhum dos pilares mencionados é prescindível e todos se afetam mutuamente.

 

Que exercícios as pessoas podem fazer em casa para tonificarem esta zona?

Os do livro e ainda os que o seu personal trainer recomendar.

 

 

Quanto tempo diário recomenda dispensar-se para um bom exercício abdominal?

Após terminar o programa do livro, recomendo apenas 20-30 minutos por dia.

 

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Neste processo de se perder a gordura da barriga, pode-se comer gorduras?

Deve-se comer gorduras, seja qual for o objetivo: gorduras saudáveis ricas em omega-3, e também omega-6 e 9, tal como as gorduras saturadas. Não se deve consumir gorduras refinadas ou hidrogenadas (trans).

 

Pode recomendar um plano simples de exercícios para se fazer em casa e que ajude a perder barriga?

Todos os exercícios que selecionei são simples e seguros para a maior parte das pessoas. Não necessitam de material de fitness e por isso podem ser realizados em casa.

 

 

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