Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Comentários maldosos começam por volta dos cinco anos

Comentários maldosos começam por volta dos cinco anos

Estes seres pequenos utilizam as 'fofocas' para evitar enganos.

Pinterest Google+

As crianças começam a contar boatos e a falar mal dos outros desde muito novas, por volta dos cinco anos, segundo um estudo relatado pelo ‘British Journal of Development Psychology’.

 

Um grupo de cientistas pediu a algumas crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade para participarem num jogo de partilha com dois bonecos. Em cada jogo, a criança tinha de dar quatro sinais ao boneco e vice-versa. Um dos bonecos seguiu sempre as regras, mas outro fez batota, dando à criança menos ou mais sinais.

 

Veja a galeria: Porque falamos dos outros?

 

Depois de os bonecos saírem do cenário, os investigadores trouxeram uma segunda criança para o quarto e gravaram os comentários feitos pela primeira criança. No total, 23% dos jovens de três anos falaram do comportamento do boneco em vez de proferirem comentários simples como a cor da camisola do boneco, por exemplo.

 

As crianças de 5 anos foram as que fizeram comentários mais significativos, pois 54% delas ofereceram uma razão para evitar um boneco relacionada com o tipo de jogo injusto praticado pelo mesmo.

 

Veja a galeria: Saiba como disciplinar o seu filho

 

Existe alguma escassez de estudos sobre este tema que envolvam crianças. Vários estudos anteriores já haviam concluído que as designadas ‘fofocas’ ajudam os adultos a formar relacionamentos com outras pessoas para que haja cooperação e para que as intimidações sejam evitadas. Através deste novo estudo, foi possível verificar que até as crianças, em fase pré-escolar, colocam em prática esta função social.

Artigo anterior

Tudo o que precisa de saber sobre relações sexuais durante o período

Próximo artigo

O que se pensa das outras pessoas revela muito da própria personalidade