Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Comelos shiitake melhoram a imunidade

Comelos shiitake melhoram a imunidade

O consumo diário deste alimento apresenta benefícios comprovados para o sistema imunitário, segundo um estudo realizado na Universidade da Florida, EUA.

Pinterest Google+

Consumir frequentemente cogumelos Shiitake melhora a imunidade humana devido às suas qualidades medicinais, de acordo com um realizado pela Universidade da Florida, EUA  e publicado no ‘Journal of the American College of Nutrition’.

 

O estudo visava determinar se o consumo de cogumelos shsiitake têm efetivamente a capacidade de melhorar a função imunológica do ser humano. Participaram nesta análise 52 homens e mulheres saudáveis com idades compreendidas entre os 21 e os 41 anos.

 

 

Veja também: Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

 

Durante quatro semanas, os praticantes consumiram 5g ou 10g de cogumelos diariamente. No início do estudo, os investigadores colheram sangue dos participantes, assim como no fim das quatro semanas. Também recolheram saliva e outros elementos que foram posteriormente analisados.

 

Os investigadores concluíram que as quatro semanas em que os participantes consumiram diariamente cogumelos shiitake resultaram num aumento da proliferação de células γδ-T e NK-T, células reconhecidas pelas suas funções importantes em cenários de infeções, alergias e autoimunidade. Ambas as células também demonstraram uma maior capacidade para melhorar a função celular.

 

Veja também: Leite: afinal é bom ou mau?

 

O consumo deste tipo de cogumelo resultou numa melhoria evidente na imunidade intestinal e na redução da inflamação corporal. «Se comer cogumelos shiitake todos os dias, consegue ver mudanças benéficas no sistema imunitário. Não só melhoramos o sistema imunitário, como reduzimos a inflamação que o sistema imunitário produz«, disse Sue Percival, professora de Nutrição Humana na Universidade da Florida, segundo o site ‘Science Daily’.

 

 

Artigo anterior

Sexo: os segredos das estrelas

Próximo artigo

Tijolo LEGO faz 60 anos